Educação: Escola Família Agrícola realiza acampamento inédito com pais e alunos

A Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, em Marabá, realizou na quinta-feira (19), uma ação pedagógica bem diferente e convidou os pais dos alunos das duas turmas atuais para participar, junto com a comunidade escolar, do “Primeiro Acampadentro”.

O objetivo era promover a aproximação dos pais com o trabalho da escola, uma vez que a EFA de Marabá recebe alunos da sede do município e de cidades vizinhas. A ideia deu certo, os pais chegaram por volta das 16 horas e já começaram a vivenciar o cotidiano dos filhos na escola, ajudaram a montar os espaços pedagógicos, confeccionar material e a levantar o acampamento.

O ápice do evento foi à noite, quando alunos e educadores fizeram intervenções poéticas, trabalharam temas transversais e resgataram brincadeiras que eram praticadas pelas gerações passadas. “Ver pais, alunos e professores juntos, trabalhando em prol do crescimento intelectual e humano desses jovens, fortalece minha confiança na educação e no seu poder de transformação. Quando os pais acompanham seus filhos, é quase impossível perdê-los para o lado ruim do mundo”, destacou Orlando Morais, secretário adjunto de Educação.

Quem também esteve no evento foi a diretora de ensino do campo, Valdirene Campos, que elogiou a iniciativa da EFA. “Se numa escola convencional a presença da família é importante, imagine aqui, na pedagogia da alternância, 15 dias na escola e outros 15 com os pais, à distância e a saudade são ingredientes que podem atrapalhar. Ações como essa possibilitam aos pais entenderem, na prática, o trabalho da escola”, afirmou Valdirene.

Fabiano Lima Queiroz, morador de São Domingos do Araguaia, tem três filhos estudando na EFA e sempre que pode vai à escola para saber como está o desenvolvimento intelectual e comportamental do filho. “Sempre que posso venho aqui. Hoje fiquei muito feliz porque pude participar e ajudar meus filhos na montagem de tudo isso. Eles adoram a escola, sempre que voltam pra casa estão ansiosos para mostrar o que aprenderam e é visível a evolução”, destacou o pai.

O “Acampadentro” marca também o encerramento dessa “sessão de estudos” (período de 12 dias na escola). Na manhã desta sexta-feira, 20, houve palestras de profissionais da Semed abordando assuntos ligados aos temas estudados na escola, como por exemplo, alimentação saudável. Por volta das 11 horas todos voltaram para suas casas, de acordo com a pedagogia da alternância.

Texto e Fotos: Magno Barros

ACESSIBILIDADE
X