EDUCAÇÃO: ESCOLA IZAURA NOCETI EM MORADA NOVA É REFORMADA E ENTREGUE A POPULAÇÃO
No final da tarde desta quinta-feira, dia 4 de agosto, uma cerimônia singela marcou a entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izaura de Fátima Noceti, em Morada Nova, que passou por ampla reforma. O evento contou com a participação do prefeito Sebastião Miranda Filho, dos secretários de Educação, Luciano Dias, de Obras, Fábio Moreira, de educadores e comunidade em geral.
Ao usar da palavra, o prefeito Tião Miranda elogiou o trabalho de revitalização da Escola Izaura Noceti que foi executado pela equipe da Sevop (Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas) e anunciou à comunidade que pretende construir mais uma escola no Bairro Morada Nova e outra no Residencial Tiradentes, ali próximo. “Pretendemos dar ainda mais atenção a este núcleo tão importante, trazendo obras que beneficiem a comunidade”, disse o prefeito.
Tião também explicou que embora as obras do Ginásio Poliesportivo do bairro estejam concluídas, não realizou a inauguração ainda porque pretende asfaltar, primeiro, a rua que passa em frente ao prédio e dá acesso ao Residencial Jardim do Éden.
Tião Miranda disse que o recapeamento da BR-222, no trecho em frente a Morada Nova, foi realizado numa parceria entre a Prefeitura de Marabá e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O secretário Luciano Dias se disse emocionado em entregar à comunidade de Morada Nova uma escola reformada e readaptada, mas ressaltou que seu maior sonho é ver inaugurada uma obra pensada, projetada para atender as demandas atuais da educação.
Orlando Morais, secretário adjunto, pediu que estudantes e professores ajudem a cuidar da escola, porque foi feita para eles. “Quem dá cara de escola é a comunidade. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação apenas constroem o prédio e colocam mesas e cadeiras. São vocês que estarão aqui no dia a dia e precisam dela para estudar”, disse.
A diretora da escola Izaura de Fátima Noceti, Aliene Alionardo de Carvalho Targa, agradeceu o empenho da prefeitura e da Semed em dar resposta rápida ao pedido de revitalização. Ela conta que a área pertencia à Associação de Moradores e foi doada para dar lugar à escola, que possui oito salas de aula e recebe diariamente 507 estudantes do 1° ao 6° Ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 16 turmas.
Ali, trabalham 19 professores e a equipe gestora conta com diretora, vice-diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional. “O prédio estava todo deteriorado. A reforma veio rápido e a restauração foi completa. Pra quem não tinha nada, agora somos agraciados com várias melhorias”, reconhece Aliene Targa, que atua como educadora há 28 anos.
O engenheiro civil responsável pela obra, Alex Amoury Siqueira, explica que foram realizadas intervenções na pintura, incluindo recuperação de reboco, emassamento e lixamento. Janelas e portas tiveram de ser substituídas, demolidos dois banheiros antigos e construídos seis novos, além de instaladas quatro cubas (pias).
A instalação elétrica passou por mudança e novos ventiladores foram colocados e as salas ganharam forro. Os espaços pedagógicos passaram por recuperação da cobertura e foi instalado piso cerâmico em todas as salas. O custo da reforma completa foi de R$ 54.845,14 e a equipe da Sevop demorou dois meses para executá-la.