Educação: Escola Jean Piaget ganha instrumentos para formar banda de música

A escola ganhou instrumentos como flauta, tamborim, pandeiro, agogô conjugado para bateria, teclado, bateria acústica, violão e outros

Na última quarta-feira, dia 25, a Escola Municipal Jean Piaget, localizada na Vila Santa Fé, na estrada do Rio Preto, recebeu um conjunto de instrumentos musicais, numa parceria com a Mineração Buritirama, com o objetivo de oferecer aulas de música para seus alunos no contraturno. A entrega aconteceu às 15 horas, numa cerimônia que contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação, da empresa Buritirama e da própria comunidade escolar.

O diretor da Escola Jean Piaget, Cláudio Correia, explica que a ideia surgiu quando o ele era professor do Programa Mais Educação na Escola Edimar Pereira da Silva (PA Morajuba) e lá desenvolvia um projeto de musicalização com os estudantes. “A experiência lá deu muito certo e quando fui transferido para cá, em 2016, fizemos adesão ao Mais Educação com música na escola”.

Ele conta que naquele ano começou com alguns instrumentos emprestados e outros comprados. Inicialmente, conseguiu 13 violões e quando encerrou o Mais Educação, a escola continuou com um monitor voluntário, que trabalhava musicalidade com violão. “Nossa ideia sempre foi incluir a música no currículo da escola e corremos atrás para contratação de um profissional dessa área junto à SEMED”, diz.

O diretor resolveu elaborar um projeto e apresentar à Mineradora Buritirama no início deste ano letivo, e a empresa ajudou na aquisição de vários instrumentos e agora as secretarias municipais de Educação e Cultura auxiliaram na contratação de um professor permanente de musicalização para a Escola Jean Piaget e também para toda a comunidade da Vila Santa Fé.

Acordo feito entre Semed e Mineração Buritirama

O secretário adjunto de Educação, Orlando Lima Morais, elogiou a iniciativa da direção da Escola Jean Piaget em se antecipar às discussões em torno da inclusão da música no currículo escolar. “Em várias regiões do Brasil isso já é realidade e em algumas escolas de Marabá já temos algumas experiências, como a Cristo Rei, que oferece aulas de musicalização, embora não faça parte diretamente da grade curricular. Isso melhora o rendimento e até mesmo o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Sabemos que a música estimula a participação das crianças, fortalece o relacionamento afetivo e desejo de estar na escola. Alguns acabam sonhando em trabalhar com música no futuro e isso é enriquecedor para os indivíduos da nossa comunidade”, pondera.

Orlando Morais também elogiou a parceria da Escola Jean Piaget com a Mineradora Buritirama, porque em algumas ocasiões os diretores desejam ir além do currículo, mas ficam de braços cruzados. O secretário prevê que em breve uma banda de música será formada na escola para apresentação interna e também em ações da comunidade da Vila Santa Fé e região. “Jovens de outras escolas da região deverão ter a mesma vontade e esse projeto tende a se espalhar em breve”, avalia Morais.

Wlademir Marques, que trabalha na Buritirama como responsável pelas relações com as comunidades, contou que a empresa recebeu um ofício da Secretaria Municipal de Educação e do professor Cláudio Correia, solicitando parceria para a Escola Jean Piaget e o projeto foi analisado e aprovado pela direção da empresa. “Temos critérios de avaliação de projetos e eles precisam produzir efeitos para uma comunidade, não para uma pessoa física. Também avaliamos a extensão dele e sustentabilidade”, justifica.

Os instrumentos que a escola ganhou são flauta, timba de madeira, tamborim, atabaque, pandeiro, prato, agogô conjugado para bateria, bateria acústica, teclado e violão.

A entrega dos instrumentos aconteceu na quarta-feira, 25.

Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Magno Barros

Acessibilidade