Mab110: Comunidade ganha Escola Martinho Motta totalmente revitalizada
Aos 59 anos, Lúcia Lima decidiu iniciar os estudos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ela encontrou um lugar adequado para começar a aprender. Lúcia é estudante da Escola Martinho Motta, que foi entregue oficialmente nesta terça-feira, 4, à comunidade escolar da Folha 27. Ela comemorou o presente junto aos outros 524 alunos da escola, sendo 349 do Ensino Fundamental e 176 do personalizado.
“A escola estava desgastada e a mudança ajudou muito, nota 10 para essa revitalização; muitas coisas novas e lindas, estrutura boa e ficou muito bonito. Nunca tinha estudado, foi a primeira vez que estou entrando nas salas de aula como aluna e estou me sentindo o máximo, gostando muito. Todos aqui me atendem bem e são muito dedicados”, comenta Lúcia.
Hillary Clinton tem apenas 14 anos e está cursando o sétimo ano. Desses, seis, passou na Escola Martinho Motta e vê na reforma um incentivo para realizar seu sonho de ser advogada.
“É uma mudança muito boa, a estrutura melhorou, os professores são ótimos. Todos me tratam bem e gostei muito do ambiente e também gosto dos meus colegas. A escola ajuda a buscar meu sonho”, exclama a estudante.
As 9 salas de aula e a quadra de esportes receberam nova pintura, ganharam pisos táteis para garantir acessibilidade e as centrais de ar e luminárias foram trocadas. O prefeito Tião Miranda ressaltou a importância de um ambiente que atraia os alunos.
“Ficamos felizes, pois é uma escola tradicional. Sempre tenho um carinho e olhar especial para as escolas. Têm que ser uma atração para que os alunos venham para aula. Estrutura física, merenda escolar. Agora estamos fazendo muitas quadras cobertas, porque atraem o aluno também. São mais de 300 alunos aqui beneficiados e ficamos felizes. Importante é fazer e entregar obras para a comunidade marabaense”, ressalta o gestor.
A escola também conta com sala de recursos, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores e demais espaços que beneficiem o aprendizado dos estudantes.
“É muito importante comemorar os 110 anos de Marabá, a importância que damos ao processo educacional, a infraestrutura conta muito porque traz cidadania para as pessoas, ambiente mais cômodo, agradável. É fundamental que você venha para escola com alegria e tenha os recursos e um ambiente propício e aconchegante”, comenta o vice-prefeito Luciano Dias
Também foi construído um novo prédio para os setores administrativo e pedagógico.. O mobiliário também foi trocado. Para a diretora Cristina Arcanjo o momento é de celebrar. “Sentimento de satisfação e gratidão. Tivemos a ampliação da área administrativa, instalação ad subestação de energia. É uma escola que tem 46 anos de existência, as pessoas que vêm trabalhar aqui normalmente já fizeram parte dessa escola. Todos se sentem prestigiados com o novo espaço, não só o grupo que trabalha aqui hoje. Teremos muitas melhoras no processo de aprendizagem”, comemora a diretora.
A inauguração faz parte de um pacote de inaugurações que a Prefeitura tem realizado no aniversário da cidade. Entre elas também há a escola Arco Íris em Morada Nova.
“A cidade faz aniversário e quem ganha é a comunidade estudantil, que inclui gestores, professores e todos que fazem da escola seu objetivo maior. Estamos muito felizes. São 46 anos já documentados, sem considerar o tempo de funcionamento sem documentar. Ficamos felizes em estar reiniciando nosso caminhar de inaugurações”, explana a secretária de educação de Marabá, Marilza Leite.
O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Alécio Stringari, também participou da cerimônia e ressaltou a satisfação de ver a obra ser entregue.
“Existe uma luta, empenho e essas obras são conquistas que gostamos de participar. A escola tem estar sempre dando manutenção, ampliando, reformando, atraindo as crianças e dando estrutura para o profissional da educação vir trabalhar. É uma satisfação participar aqui hoje”, completa.
E os alunos ganharam também outro presente. A biblioteca da escola estará mais cheia do que nunca. Isso porque a Fundação Cultural do Pará está doando kits de livros para os alunos de algumas escolas de Marabá e a Escola Martinho Motta foi uma das beneficiadas.
“Estamos com o programa Leitura Por Todo Pará, nós entregamos kits de livros regionais e infantis para as escolas. São 43 kits com 100 livros cada um, para Educação Infantil. E também 20 escolas que receberão um kit fundamental com obras regionais, com cerca de 250 livros cada. Fomentar os leitores e incentivar a leitura em nosso Estado com um trabalho de interiorização que é a principal bandeira da Fundação”, comenta o presidente da Fundação Cultural do Pará Thiago Miranda.
O estudante Gabriel Moraes, 14 anos, comemora as novidades.
“Muito legal ver o desenvolvimento do ensino, da biblioteca. A escola ficou muito bonita, estão todos de parabéns. Achei interessante a novidade porque daqui saem os futuros prefeitos, policiais, médicos”, opina Gabriel.
Na opinião do aluno Rodrigo Lima, 15 anos, isso irá atrair novos estudantes para escola.
“Está muito bacana o ambiente, está sendo maravilhoso ter mais estrutura, ar-condicionado, formação. Isso atrai mais alunos que querem vir para cá. Agradecer aos professores que se dedicam para dar o melhor”, conclui o aluno.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Sara Lopes