EDUCAÇÃO: ESCOLAS PARTICIPAM DE GINCANA CIDADÃ COM FOCO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Alunos testam conhecimento sobre a Carta Magna em projeto inovador da Escola do Legislativo
Animação, preparação e foco. Assim pode-se definir a segunda etapa da Gincana Cidadã, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ocorrida na tarde da última sexta-feira (22), no Plenarinho da Casa de Leis.
O evento contou com a participação de mais de 100 alunos de sete escolas: Paulo Freire, Geraldo Veloso, Pedro Peres Fontenele, São Félix, Josineide Tavares, Salomé Carvalho e Judith Gomes Leitão. O objetivo era conquistar uma das quatro vagas para a terceira fase da Gincana Cidadã, que acontecerá em agosto próximo, com a data ainda a ser confirmada.
O livro “Constituição em Miúdos”, baseado na Constituição Federal de 1988, foi o alicerce para as perguntas na gincana, que foi idealizado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, por meio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Para preparar os alunos, a Escola do Legislativo de Marabá elaborou uma formação com estudantes e professores sobre o Livro “Constituição em Miúdos”, com realização de oficinas desde março deste ano. Com ajuda do Senado Federal, os alunos receberam uma cópia do livro e as escolas puderam aprimorar os estudos com cerca de 6.000 alunos, que leram a obra com antecedência. “Isso ficou perceptível pelas respostas precisas e adequadas aos questionamentos feitos”, diz Gabriela Silva diretora da Escola do Legislativo.
A cada pergunta acertada, os colegas da mesma escola, que estavam no Plenarinho, vibravam, apresentavam grito de guerra e tocavam até tambores e vuvuzelas. Foram cerca de três horas de disputa acirrada até chegar ao resultado final da segunda etapa. Assim, as escolas classificadas para a etapa seguinte são Paulo Freire, que alcançou 520 pontos; Geraldo Veloso, com 490 pontos; Pedro Fontenelle, com 450 pontos; e São Félix, com 370 pontos.
Durante o evento, o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues, parabenizou a Câmara pela iniciativa de difundir a Constituição Federal nas escolas e relembrou outras parcerias importantes firmadas entre a Secretaria de Educação e o Legislativo Municipal. “É muito gratificante ver a educação cidadã ganhando essa proporção, alcançando adolescentes e jovens para que eles possam, de fato, construir a sociedade dos seus sonhos por meio da participação política”, disse Fábio.
Manoela Dias Alves, 15, estudante do 9º ano da Escola Pedro Peres, mostrou-se entusiasmada com o projeto e disse que nunca imaginou que aprenderia tantas coisas que estão previstas na maior lei do País. “O livro tem uma leitura muito boa e a gente aprende brincando mesmo na escola, com colegas e ajuda dos professores”, confessou.