Educação: Expectativas e sonhos tomam conta de Pedro Henrique, aluno prestes a ingressar no CMRio
Com o ano letivo de 2024 prestes a iniciar, muitos pais e alunos já se organizam para começar, com entusiasmo, mais uma etapa escolar. Entusiasmo este que está muito aflorado no pequeno Pedro Henrique Nobre, 11 anos, que vai estudar pela primeira vez no Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), localizado na Folha 13, pertinho da casa dele.
A notícia da vaga garantida foi recebida com grande alegria por ele e seus familiares, já que Pedro sempre sonhou fazer parte desse ambiente de aprendizado que desde 2018, atua com a supervisão Militar, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual.
Para Pedro Henrique, essa oportunidade representa mais do que apenas um novo capítulo em sua vida escolar. Ela simboliza a realização de um sonho que ele acalentou por tanto tempo, desde quando estudava o Fundamental 1 na Escola Pedro Cavalcante. O aluno afirma estar cheio de boas expectativas e determinado a aproveitar ao máximo tudo o que a instituição tem a oferecer e a cobrar.
“Eu gosto muito da escola que eu estudava, mas agora no CMRio vai ser melhor ainda, porque eu sempre gostei de lá e sempre soube que ali era o lugar onde eu queria estudar. Tem muita aula de esporte, tem viagens e é muito organizado. Vou me sentir mais seguro e feliz. Só que lá o estudo é mais puxado e tem mais disciplina, por isso vou ter que me esforçar mais, lendo mais, estudando mais”, compartilha Pedro.
O jovem afirma que vai se esforçar para se tornar um grande jogador de futebol, pois o esporte é sua paixão. Mas para isso, tem que estudar e terminar os estudos.
A felicidade também está estampada no rosto de sua mãe Cleude Lira, 50 anos. A dona de casa conta que o filho caçula sempre foi dedicado aos estudos e o sonho de estudar no CMRio o fará mais aplicado ainda.
“Ele é um menino estudante, sempre tirou notas boas e gosta muito de ir para a escola. Mas o sonho dele sempre foi estudar no CMRio, porque ele gosta dos policiais e dos jogos que tem lá na quadra da escola. Quando abriu a seleção, ele fez a prova, mas infelizmente não passou. Foi para o sorteio, mas também não passou. Mas com muita insistência e apoio da Diretora Gilda e de um professor da sala do AEE, com material para estudo, ele conseguiu uma vaga, porque viram que ele tinha muita vontade de ser aluno lá. Quando ele soube disso, ficou tão alegre a ponto de sair gritando de felicidade na rua. E eu também fico muito feliz como mãe, até porque meus filhos todos terminaram os estudos quando era o CAIC, tenho outro filho que está estudando lá e com essa supervisão militar é melhor ainda. É diferenciado”, conta.
Dona Cleude revela que sempre está na escola, quando necessário, para acompanhar a trajetória dos filhos. “Já sou até conhecida por todos lá e sempre acho os funcionários muito bons, as diretoras, professores, todos. Não tenho o que dizer”, afirma.
A irmã de Pedro, Silvana Nobre, 20 anos, terminou os estudos antes do colégio receber a supervisão militar. A jovem percebe, sempre que vai ao local, diferenças significativas na organização da escola.
“Na época em que eu estudei, ainda não era CMRio e sim CAIC, por isso não tinha tanta organização como temos hoje. eu vejo isso sempre que vou resolver alguma coisa do outro irmão que estuda lá. E com mais um irmão ingressando lá, vai ser muito importante para nossa família, principalmente para minha mãe, que quer muito um futuro melhor para ele”, comenta a irmã de Pedro.
Criada no ano de 1997 com o nome de Escola Rio Tocantins CAIC (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente), a escola oferecia diversos serviços de Saúde e Educação para a população da Folha 13, Nova Marabá, em razão dos índices de violência e falta de assistência à comunidade local. Em 2018, foi implantado um novo projeto na escola que transformou-a no Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), com parceria entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado, através do 4º Batalhão de Polícia Militar.
Com um futuro promissor nas mãos, Pedro Henrique afirma estar determinado a se destacar e contribuir positivamente para a comunidade escolar do CMRio. Sua jornada será marcada por desafios, oportunidades de crescimento pessoal e a construção de amizades duradouras.
Desejamos a Pedro Henrique muito sucesso nessa nova fase e estamos ansiosos para acompanhar seus feitos dentro do CMRio, assim como o desenvolvimento de todos os alunos do colégio.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Arquivo Secom