Educação: Fundação Lemman inicia formação para 220 diretores e coordenadores

Aula inaugural foi iniciada nesta sexta-feira, 9 de agosto, com participação Edneia Regina Burger, da Elos Educacional

Na manhã desta sexta-feira, dia 9 de agosto, cerca de 220 diretores e coordenadores escolares da rede municipal de educação de Marabá participaram da aula inaugural do curso Gestão para Aprendizagem Escolar, oferecido pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional.

O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, de 8 às 14 horas, e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Marilza Leite; do secretário adjunto, Orlando Morais; dos diretores de Ensino Urbano e do Campo, Fábio Rogério Gomes e Valdirene Nascimento Campos, respectivamente; Lúcia Batista, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME); e de Edneia Regina Burger, coordenadora do Programa de formação de equipes gestoras do Programa Gestão para Aprendizagem da Elos Educacional em parceria com a Fundação Lemann, que veio de São Paulo ministrar a aula inaugural.

Lúcia Batista disse que o CME reconhece que a gestão atual tem atuado para fortalecer a qualidade do ensino com foco na formação de educadores, tendo firmado relevante parceria com a Fundação Lemann. “Essa é uma belíssima iniciativa, porque a dupla diretor-coordenador está presente no dia a dia da escola e por isso precisa ser alimentada intelectualmente todos os dias. Esse curso traz uma oportunidade de refletir os espaços pedagógicos com as práticas que são desenvolvidas neles”, avaliou Lúcia.

Valdirene Campos disse que todas as equipes gestoras, da cidade e do campo, realmente precisam ter suporte para melhorar o trabalho com foco na aprendizagem dos alunos. “Este é apenas o início de uma formação tão importante para nossa rede”, sustentou.

Fábio Rogério comparou a sintonia do trabalho entre diretores e coordenadores pedagógicos como um casamento sem sexo. “Eles se entendem e isso é importante para que haja harmonia no ambiente escolar”.

Para ele, essa formação para gestores começou como um sonho para a atual gestão e agora a parceria com a Fundação Lemann está permitindo que outros segmentos também participem dessa mudança que está acontecendo na rede municipal. “Trata-se de um conjunto de esforços, com formação para educadores de matemática, do 1º ao 5º, mas também teremos outra para a nossa equipe de formadores da SEMED”, explica.

Orlando Morais agradeceu a disponibilidade de Edneia Regina por vir a Marabá para contribuir com os gestores da rede municipal, que estão acreditando na transformação da educação por meio do apoio que está sendo dado pela Fundação Lemann. “Nosso maior objetivo é o sucesso dos 56 mil alunos que estão sob o cuidado de todos nós”, observou.

A secretária Marilza Leite resumiu o trabalho dos diretores e coordenadores pedagógicos em uma palavra: compromisso. “Nosso papel na SEMED é dar suporte ao trabalho de vocês, mesmo que isso seja acompanhado de cobranças”, disse ela aos participantes do evento.

Marilza também reconheceu que o suporte que a Fundação Lemann está dando ao município de Marabá é elogiável e que os técnicos locais vão “sugar” tudo o que for possível para que os índices de educação na rede melhorem. “Estamos vivendo um momento de mudanças rápidas e não podemos ficar inibidos diante de nossos alunos em função da tecnologia. Nem sempre o aprendizado que eles têm é adequado e nós precisamos estar à frente ou no mesmo nível deles. O suporte dado pela Lemann também contribui nesta esfera”, finalizou.

ACESSIBILIDADE