Educação: Gincana fortalece laços de alunos da EJA na Escola Pedro Peres
Em homenagem ao aniversário de 109 anos de Marabá, a Escola Pedro Peres Fontenelle, localizada no distrito de Morada Nova, realizou a Gincana “Marabá, Nossa Terra”, envolvendo os alunos do Ensino Personalizado da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo a maioria adolescentes e jovens.
Os estudantes foram divididos em duas equipes – verde e amarela – em alusão às cores da bandeira de Marabá. Os professores responsáveis pelo projeto são Sâmia Souza e Lourivan Carneiro de Souza, tendo também como animador, o professor Ivair, que trabalha na Escola Gabriel Sales Pimenta e atuou como parceiro da instituição no evento.
A gincana aconteceu no dia 6 de abril, no período da noite e a cerimônia contou com a apreciação aos hinos Nacional, do Pará e de Marabá. Os principais objetivos da atividade consistiam em trabalhar a recomposição de aprendizagem de forma lúdica; desenvolver nos alunos o senso de pertencimento no espaço escolar; proporcionar a aprendizagem de forma descontraída e positiva; dinamizar atividades diferentes das realizadas em contexto de sala de aula; promover o relacionamento interpessoal.
A Escola Pedro Peres contou com a presença das formadoras Adriana Machado e Rejane Barreto, representando a coordenação da Educação de Jovens e Adultos da EJA da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que exerceram o papel de juradas.
Além das atividades lúdicas, houve também prova de conhecimento geral com questões voltadas para a história de Marabá, explorando aspectos culturais, econômicos, históricos e sociais. Um das atividades foi a apresentação do mascote de cada equipe.
Outra atividade que teve destaque na gincana foi a leitura de poema sobre Marabá, com aluno caracterizado de repentista. Foram avaliados a caracterização das equipes, melhor grito de guerra, com criatividade e a forma de apresentação. Teve também prova do afunda ou boia, em que os representantes de cada equipe teriam de decidir com antecedência se os objetos afundariam ou boiariam; quebra-cabeça da bandeira de Marabá, prova do peso e a famosa torta na cara, com perguntas sobre conhecimentos referentes à cidade.
A equipe vencedora da gincana foi a Verde que, como premiação, participará de um passeio cultural no Freitas Park, em Imperatriz-MA, que está sendo coordenado pelos professores Paulo Fabrício e Iara Dalfeith.
A aluna Maria Ducarmos fez um discurso significativo sobre a importância da trajetória formativa que está construindo na Escola Pedro Peres, elogiando a equipe docente e coordenação pedagógica, que a acolhe a todos com respeito. Ela ressaltou que sua visão de mundo melhorou com o acesso à educação e que o projeto do Ensino Personalizado permite realizar os sonhos dos adultos e jovens. Por fim, fez um apelo aos estudantes jovens para valorizar a educação, pois ela é tudo para as pessoas.
Ao final do evento, a coordenadora pedagógica da escola, Nilza Helena, enfatizou que todos foram vencedores, pois ganharam conhecimento, empatia e socialização com o próximo, valores de trabalho em equipe, de saber ouvir o outro, uma vez que a gincana cumpriu o seu objetivo de valorizar o protagonismo estudantil, levar conhecimento de forma descontraída e lúdica a todos os estudantes e de proporcionar contato com a arte e a cultura. “Quanto mais distante estamos do centro de Marabá, mais longe ficamos do acesso aos bens culturais, ao esporte, ao lazer. A escola, muitas vezes, acaba se tornando uma das únicas instituições a promover a ampliação do repertório cultural dos alunos”, observa Nilza Helena.
A gincana contou, ainda, com a colaboração de professores e agentes de serviços gerais da escola, que estavam devidamente caracterizados e participando de todas as atividades desde a organização (preparo de mural, confecção de avental, montagem de som, preparo de lanche, etc) até as atividades lúdicas na hora da gincana.
Os servidores atuaram apoiando as equipes da seguinte forma:
Equipe Amarela: Édson dos Anjos, Kátia Cilene, Nilcilene, Paulo Fabrício, Renata Magalhães, Valeska da Silva e Virlane da Silva.
Equipe Verde: Auricélia Carvalho, Claudemi Souza, Iara Dalfeith, Izete Araújo, José Eufrauzino, e Simone de Sousa.
Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Divulgação Semed