Educação: Iniciam as aulas no NEI Jurandy do Rosário Varela, na Folha 25

O primeiro dia de aula da pequena Helen Izabele, de 5 anos, foi acompanhado pela mãe Adelnice Vieira. A menina é aluna do Núcleo de Educação Infantil Professor Jurandy do Rosário Varela, na Folha 25, que começou o ano letivo nesta quinta-feira, (27), já que o prédio foi inaugurado há duas semanas pela Prefeitura de Marabá.

Adelnice, moradora da Folha 14, próxima do NEI Professor Jurandy, conta que a ida da filha para a creche é motivo de alegria. Na turma do Jardim II, além da professora, a aluna, que é autista, conta com uma auxiliar e atendimento de uma mediadora. A expectativa é que ela desenvolva independência, autonomia, socialização e interação com o novo ambiente escolar. Para a mãe da menina, a boa estrutura da escola e da equipe transmitem segurança e confiança no processo de aprendizagem da criança.

“A Helen veio pra mim quando tinha um mês e quinze dias, nasceu com síndrome e autismo forte. No inicio foi difícil, mas o Senhor foi abençoando e as portas se abrindo. É uma benção de Deus. Hoje estamos aqui, chegou o tempo de vir para a escola e as crianças a receberam muito bem. Essa escola é coisa de Deus. Vejo que não é preciso me preocupar com ela aqui. É o primeiro dia e ela interagiu rápido, até fiquei com ciúmes. O espaço, os  brinquedos ajudaram muito”, comentou emocionada a dona de casa.

O NEI  Professor Jurandy Varela também é importante na vida família da Alexia Renata, de 5 anos. A menina veio do Estado do Amazonas e desde dezembro do ano passado, a família aguardava pela a inauguração da escola. Para o pai dela, Renato Maia, conseguir uma vaga no NEI foi uma resposta às expectativas de todos da casa, principalmente da pequena.

“Ela nem dormiu direito. Ansiosa para vir logo à escolinha, nova e perto de casa. aí só alegria. A estrutura vai ajudar no desenvolvimento da minha filha, sala climatizada, que ela gostou muito. Uma escola de primeira qualidade. Ela é muito inteligente, vai ajudar muito”, enfatizou.

 

 

 

 

 

 

Lucileia Aguiar, coordenadora pedagógica do NEI, explica que nas próximas duas semanas, o período é de adaptação para todas as crianças, do Maternal ao Jardim II. Por isso, a escola preparou atividades lúdicas.

“Cada dia da semana, está sendo trabalhada uma atividade diferente, pensando na interação e socialização da criança com o professor, com espaço escolar. Importante dizer também que a comunidade nos abraçou, está tendo uma boa participação”, ressaltou.

Coordenadora pedagógica do NEI Lucileia Aguiar

Na Educação Infantil, a rotina dos alunos segue parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação), que se tornam instrumentos construtivos para o desenvolvimento da criança. No NEI são levadas em consideração as necessidades psicológicas e biológicas, dentre elas higienização e alimentação, por isso, os espaços são adaptados, inclusive bebedouros, pias e banheiros. Aos pequenos são servidas duas refeições por turno.

Com capacidade para atender mais de 120 crianças, atualmente 75 formam o quadro discente do espaço, que deve ser ampliado nos próximos dias.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio 

Outras fotos

 

Acessibilidade