Educação: UAB de Marabá e UEPA inscrevem até quinta para três graduações gratuitas
Numa parceria entre a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Universidade Aberta do Brasil, Polo Marabá, estão sendo oferecidas vagas em três cursos de graduação, na modalidade à distância, em períodos regulares, contando com 20% da carga horária na modalidade presencial.
Segundo Durvalina Mont Mór, coordenadora da UAB Marabá, o curso de Licenciatura em Ciências Naturais conta com habilitação em Biologia, Física e Química, e há 40 vagas disponíveis, sendo 20 para professores da educação básica e outras 20 para egressos do ensino médio. Também há 40 vagas disponíveis para o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, com a mesma distribuição de vagas, ou seja, 20 para professores da educação básica e 20 para egressos do ensino médio. O terceiro curso é de Licenciatura em Pedagogia, também com 40 vagas, sendo a metade para professores da educação básica e a outra metade para egressos do ensino médio.
As inscrições iniciaram dia 6 de junho e encerram no dia 23 (quinta-feira), podendo ser feitas pelo seguinte endereço: www2.uepa.br/uabgrad22.
O Polo da Universidade Aberta do Brasil em Marabá, mantido pela Prefeitura Municipal de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi inaugurado em 30 de junho de 2009 e criado pela Lei nº 17.586 de 1º de julho de 2013, ao longo de seus quase oito anos de existência, tem contribuído com a população do Sul e Sudeste do Pará na formação de 32 licenciados em Pedagogia/UEPA, 17 Licenciados em Matemática/UFPA, 18 Licenciados em Ciências Naturais com Habilitação em Química/UEPA, 31 bacharéis em Administração Pública/UFPA.
O polo também foi responsável pela qualificação de dezenas de profissionais, que hoje possuem o título de pós-graduados “lato sensu” nas seguintes áreas: Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância ofertada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especializações em Gestão Pública e Gestão de Saúde, ofertadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especializações em Informática em Saúde e Saúde Indígena, ofertadas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O espaço físico foi construído e equipado pela Prefeitura de Marabá, pela UFPA e pelo MEC/CAPES, atualmente composto da seguinte estrutura: seis salas de aula (sendo duas na sede do Polo e quatro em prédio anexo à Escola Municipal Artur Guerra Guimarães, extinta em 2016), uma Biblioteca (atualizada com acervo em torno de seis mil obras), Laboratório de Informática (com internet e capacidade para 20 pessoas), Laboratório de Biologia (com microscópios, vidrarias, reagentes e demais ), Laboratório Multifuncional (contendo materiais para atendimento do curso de Física, bem como material pedagógico de Matemática), Sala de Tutoria, Secretaria e Coordenação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Magno Barros