Educação: Jornada de educação alimentar nutricional na Praça da Prefeitura
As crianças do núcleo infantil Rafael Barbosa Fernandes, localizado na Folha 33, participaram de um momento diferente na Praça da Prefeitura, a Jornada de Educação Alimentar Nutricional, no dia 28 de abril. Nada melhor que receber orientações sobre alimentação saudável em um ambiente aberto, com muito verde. A praça foi o cenário propício para a equipe pedagógica ensinar na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional que está na 4ª edição. Nesse módulo, o assunto é o caminho percorrido pelo alimento do campo à mesa da escola.
A diretora do Nei Rafael Fernandes, Valdíria Souza Rodrigues, explica que o evento foi organizado com a equipe do setor de alimentação escolar para incentivar os alunos a uma alimentação saudável. “Esse evento foi organizado com o pessoal da merenda escolar. Há um incentivo do governo federal para tratar da educação alimentar nutricional, trazendo os alimentos da agricultura familiar pra a mesa das crianças, nas creches e escolas, produzidos pelos agricultores do nosso munícipio”.
A jornada tem incentivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) que propõe o debate e a prática de ações no ambiente escolar e dá visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. As inscrições finalizadas em 17 de março, contaram com a participação de diretores de escolas públicas e nutricionistas cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, Módulo Plano de Ações Articuladas (Simec/PAR).
A iniciativa visa incentivar o debate e a prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a fim de promover uma alimentação adequada, saudável e de prevenção à obesidade.
Essa é uma jornada do FNDE em que fizemos o cadastro e trabalhamos o primeiro módulo, com o tema “O Caminho Percorrido pelos Alimentos do Campo até a Mesa”. No próximo mês haverá outra módulo. Essa é a melhor idade para trabalhar sobre alimentação saudável. Infelizmente muitos pais mandam alimentos industrializados e algumas crianças acabam rejeitando a comida oferecida na escola. Explica Fabíola Badu, Nutricionista.
Ao ar livre, sobre a grama da praça, tecidos serviram de assento e sobre as mesas de palete foram apresentados alimentos como banana, abóbora, alface e cheiro verde. As crianças conheceram um pouco sobre o plantio, a diversidade de alimentos, colheita, seleção e fornecimento dos alimentos produzidos.
Fernanda Maria da Silva, Coordenadora do Nei Rafael Fernandes, informou que o projeto é trabalhado todos os anos e dessa vez trouxeram um agricultor. “Depois que começamos o projeto, os pais agradecem por essa educação em nossa creche. Atendemos atualmente 260 alunos e todos estão participando da jornada.
Atentas, as crianças participaram da explicação do agricultor Francisco de Assis da Silva Araújo. “Sou nascido e criado no campo, sou filho de assentado e consegui com muita dificuldade estudar na escola Agrotécnica Federal de Castanhal e hoje fui convidado para falar de onde vem os produtos que as crianças se alimentam e a importância de cuidar da natureza. Se todos tiverem cuidados, terão alimento saudável. É importante ensinar as crianças a valorizarem a natureza, o campo e o alimento”.
Na jornada sobre alimentos saudáveis, que incluiu informações sobre plantio e cultivo, as criança degustaram as frutas em um super piquenique recheado de conhecimento e sabores variados.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: