EDUCAÇÃO: MAIS UMA ESCOLA REFORMADA É ENTREGUE À POPULAÇÃO
A Escola Municipal Josineide da Silva Tavares, no Bairro Liberdade, foi reformada e a entrega à comunidade na última sexta-feira, dia 11, com a participação do prefeito Tião Miranda, secretário de Educação Luciano Dias, secretário de Obras Fábio Moreira, entre outras autoridades presentes.
O prefeito Tião Miranda lembrou como surgiu a escola Josineide Tavares, numa conversa com o professor Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida, que o procurou quando o prédio era alugado e em condições insalubres. Ele mesmo, Tião Miranda, foi ao local, conheceu e prometeu construir uma escola nova naquela região, o que foi cumprido nos anos seguintes. “Sempre digo em meus discursos que a obra que mais gosto de inaugurar é escola, porque sei que com ela muitas crianças vão construir seu futuro”, disse.
O prefeito lembrou a todos que a principal finalidade da escola é atender aos alunos, para que estes aprendam e que esse direito não pode ser retirado deles. Ele enalteceu o trabalho realizado por Luiz Gonzaga e pediu aos alunos para que mantenham o prédio limpo para que a cada ano os alunos que chegarem possam desfrutar dele.
Atendendo a um pedido da comunidade escolar, Tião Miranda anunciou que vai cobrir a quadra esportiva da escola Josineide Tavares e colocar iluminação para que os estudantes possam praticar educação física e outras atividades esportivas com mais qualidade.
O secretário de Educação, Luciano Dias, exaltou a comunidade da escola Josineide Tavares e disse que a gestão da Semed está se esforçando para oferecer a melhor infraestrutura possível às escolas, mas reconhece que isso não é tudo, porque professores e estudantes têm de cumprir sua parte. “É preciso sairmos do discurso e irmos para a prática. Se todos querem educação de qualidade, é preciso nos desdobrarmos para fazê-la”, disse.
Luciano Dias revelou que há, no momento, 15 escolas em reforma, e para 2018 tem expectativa de revolucionar esse cenário, construindo creches e escolas novas, saindo do improviso de alguns prédios. “A educação importa é para os alunos e é para eles que temos de trabalhar. Desfrutem dessa escola, cuidem dela, porque pertence a vocês”, finalizou.
O vice-prefeito Tony Cunha foi outro que elogiou a reforma da escola e disse que acha que foi pintor em outra encarnação. “Gosto de tudo bonito, pintado e essa escola nos dá orgulho. Acho que os alunos terão escola de dar vontade de estudar. Zelem pela escola porque vocês vão precisar muito dela ainda”, disse.
O diretor da escola, Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida, observou que solicitou reforma e ampliação, mas inicialmente foi realizada a reforma, que considera bem feita e bem recebida pela comunidade, porque o prédio escolar estava em condições precárias. “Sabemos da dificuldade da gestão neste primeiro ano de governo por causa das dívidas, mas a reforma chegou para nós, apesar dos problemas que temos”, comemorou.
Luiz Gonzaga lembrou que foi Tião Miranda o responsável pela construção da Josineide Tavares, que conta com 20 salas de aula, atendendo mais de 1.200 alunos atualmente, sendo 860 do Fundamental e cerca de 400 estudantes do CEEJA. “Temos sala de informática, sala de leitura e quadra esportiva, que o prefeito agora não prometeu que fará a cobertura e os alunos estão vibrando com isso”, sustentou.
Thiago William, representante dos estudantes da escola Josineide Tavares, agradeceu pela reforma, que era esperada por todos há muito tempo. “Antes, nossa escola estava suja, pichada, os banheiros não tinham portas, alguns vasos sanitários não funcionavam e havia muitas goteiras, causando alagamento de salas de aula durante as chuvas. “Existe violência em nosso bairro, mas a escola em que estudamos é um lugar seguro. Agradeço pela obra”, disse ele, em nome dos colegas.