Educação: Aulas da Rede Municipal de Marabá iniciaram hoje, 23, com presença da Semed nas escolas
O sorriso no rosto da criançada e a presença de pais e responsáveis nos portões das escolas marcaram o retorno às aulas, em todas as 201 unidades de ensino da Rede Municipal de Marabá, nas zonas urbana e rural, nesta segunda, 23 de janeiro. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), também participou do momento, com a presença de servidores da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN) em todas as escolas e creches.
“Hoje, todos nós da DIGEN, estamos fazendo essa acolhida à família e aos funcionários das escolas pela cidade. A gente precisa estar junto nesses momentos. Desde novembro, nós planejamos tudo para esse ano letivo de 2023 e trouxemos o tema ‘Leitura e escrita como construtores do desenvolvimento social‘, pois ainda estamos trabalhando na recomposição da aprendizagem, por conta da pandemia de Covid em 2020 e 2021”, destaca a professora Joaquina, da DIGEN/Semed, presente no primeiro dia de aula da Escola José Mendonça Vergolino, localizada na Marabá Pioneira.
A professora Patrícia Gonçalves trabalha há 2 anos na Escola José Mendonça e afirma estar ansiosa para ensinar neste novo ano. “Espero que seja muito proveitoso e gratificante para os alunos e para nós, professores. É um prazer ensinar”, expressa.
Assim como os professores e a garotada, os pais também levaram positividade às escolas, como a autônoma Patrícia Gurgel, 48 anos, com a pequena Júlia, que vai estudar o 2º ano do Fundamental I. “Estou me sentindo muito feliz com essa volta às aulas, principalmente nessa escola, onde meus filhos e enteados estudaram. É um ambiente reformado e de ensino muito bom, com professores e diretora excelentes. A Júlia está muito empolgada. Cedo ela acordou e já foi se arrumando pra vir estudar”, enaltece.
Darlan de Sousa, 27 anos, pai da aluna Maria Elisa, do 1º Ano do Fundamental I, também participou do primeiro dia de aula da filha. “Espero que seja um ótimo ano de aprendizado para ela e que dê tudo certo. Minha filha está muito animada para começar logo a estudar, principalmente aqui nessa escola, onde estudei também”, afirma.
Nilva Maria Américo, diretora da Escola Mendonça Vergolino, trabalha desde 2013 na gestão e observa que agora é hora de colocar todo o planejamento pedagógico, realizado nos dias 17 e 18 de janeiro, na Jornada Pedagógica realizada pela Semed. “A nossa perspectiva é que tenhamos um ano cheio de aprendizagem, proveitoso, principalmente com uma escola toda reformada. Estamos aqui para colocar em prática tudo o que planejamos, durante uma semana inteira, antes de começarmos. As crianças estão super animadas e a comunidade, como sempre, presente nesses momentos”, enfatiza.
A gestora afirma que, mesmo com os problemas sociais, a escola busca cuidar de todos, igualmente, com foco na aprendizagem. “Nós como escola buscamos em primeiro lugar o amor, o sentimento de pertencimento à comunidade, sem distinção, cuidando de todos para um futuro melhor”, revela.
Para deixar a recepção completa, a direção da EMEF Mendonça Vergolino promoveu, por meio da Fundação Casa de Cultura, apresentações infantis e lúdicas no Auditório da Escola. Este ano, 515 estão matriculados na Unidade.
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Deodoro de Mendonça, também na Marabá Pioneira, recebeu os pequenos, com apresentações lúdicas, promovidas pela direção da escola. “Nós preparamos tudo com muito prazer, para receber nossas crianças nesse ano letivo de 2023. E esperamos que toda família seja parceira da escola, para que haja um bom desenvolvimento durante o ano”, comenta a diretora Josiane de Almeida, gestora do NEI há 2 anos.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio