Educação: Matrículas abertas para ensino fundamental e médio, em até 2 anos, no sistema modular

Ensino personalizado possibilita jovens e adultos concluírem a Educação Básica em menos tempo e de forma gratuita.

O CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos “Tereza Donato de Araújo” – realiza matrículas o ano inteiro para proporcionar ao aluno retomar os estudos, tanto o ensino fundamental quanto o médio. O estudante tem a oportunidade de fazer a inscrição por disciplinas e não por série.

De acordo com a diretora do Ceeja, Katia Maria Pereira Oliveira, o estudante tem a opção de escolher até duas matérias (ensino fundamental) ou três (ensino médio) para cursar durante a semana. “Essa flexibilidade facilita a vida dos estudantes que têm também obrigações em casa ou com o trabalho e não podem estudar todos os dias”, esclarece.

Os conteúdos das disciplinas são organizados por módulos que compreendem o currículo de cada nível de ensino. O ensino fundamental tem oito disciplinas e pode ser concluído em até um ano e meio. Já o ensino médio tem 12 disciplinas e a duração é de até 2 anos.

As aulas acontecem por meio do sistema modular semipresencial.  No atendimento presencial o aluno possui dias certos e frequência a cumprir, e o estudo se dá na forma coletiva, com aulas expositivas e avaliação. No caso da forma individual, é atendido conforme necessidade de reposição de aula ou reforço de conteúdos. Na etapa à distância, o aluno cumpre a carga horária da disciplina por meio de pesquisas, leituras e resolução das atividades propostas e orientadas pelo professor.

Há ainda a Banca Permanente de exames para a conclusão dos níveis fundamental e médio, com ou sem aproveitamento de estudos. Esses exames são realizados com a aplicação de provas escritas dos conteúdos programáticos da Base Nacional Comum, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo ofertados por disciplinas ou áreas do conhecimento.

O atendimento da Banca Permanente acontece durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, as inscrições são no horário comercial. As provas são realizadas quinzenalmente e o conteúdo programático está no site www.seduc.pa.gov.br.

Quem pode fazer a matrícula?

Para quem desejar cursar o ensino fundamental é necessário ter a partir de 15 anos completos e certificação do ensino fundamental até o 5º ano, ou ainda, se submeter ao teste classificatório. No caso do ensino médio, é preciso ter a partir de 18 anos completos e certificação do ensino fundamental até o 9º ano.

Os documentos necessários para matrícula são RG, CPF, Cartão do SUS, Certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência,    2 fotos 3×4, histórico escolar e certificado ou declaração original.

Escolas com CEEJA

A sede do Ceeja fica localizada na Travessa Ubá, s/n, Quadra especial, Agrópolis do Incra, Bairro Amapá. As escolas anexas do Ceeja na Nova Marabá são Martinho Mota- Folha 27, João Anastácio Folha 16, José Flávio -Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola). Na Cidade Nova, as instituições de ensino são Darcy Ribeiro e Josineide Tavares no bairro Liberdade, e Maria das Graças no Jardim União. Na Marabá Pioneira a escola Judith Gomes Leitão, em São Félix a Walquise Viana, em Morada Nova a Pedro Peres e na Vila Capistrano de Abreu a escola Nagib Mutran disponibilizam o sistema modular.

 

ACESSIBILIDADE
X