Educação: NEI Leir Fernandes Gomes vai atender 120 crianças na Vila Capistrano de Abreu

Além desta creche, outras duas escolas foram inauguradas na região da Vila Santa Fé

Na última quinta-feira (05) a zona rural de Marabá foi contemplada com a inauguração de um novo Núcleo de Educação Infantil que vai atender 120 crianças da Vila Capistrano de Abreu, distante cerca de 150 quilômetros do centro do município. A comunidade realizou uma grande festa na entrega do NEI Leir Fernandes Gomes.

O novo núcleo foi construído dentro dos padrões técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atende as exigências educacionais do Ministério da Educação (MEC), para atender crianças de 3 a 5 anos, do maternal ao Jardim II, sendo 4 salas de aula, sala multiuso/informática dentre outros.

A direção do NEI está sob responsabilidade da educadora Elenir Maria de Sousa Santos, onde nos últimos 23 anos esteve na coordenação pedagógica da escola municipal Nagib Mutran, também localizada na vila Capistrano de Abreu. “Para nós é uma satisfação e ficamos até emocionadas, pois hoje é a realização de um sonho da comunidade”, disse a educadora no momento da inauguração do NEI.

A comunidade atendeu ao convite e participou da cerimônia de inauguração. Dona Eliane Carlos Dias, mãe de um dos alunos, diz estar muito feliz em ver um sonho se realizando, “estou muito feliz, inclusive porque meu filho vai ter uma melhor escola e todas as mães também estão muito felizes”, disse.

A professora Marilza Leite, secretária municipal de Educação, elogiou todos os educadores e demais servidores do novo núcleo que não mediram esforços na inauguração de mais uma unidade de educação. “É preciso afirmar que a educação é um conjunto de esforços de todos, professores, pais, coordenadores e todas as ações só têm um fim: o de atender cada criança em cada escola ou creche deste município”, enfatizou.

Prefeito Sebastião Miranda Filho, durante a cerimônia de inauguração, destacou a importância de haver também na zona rural, uma escola com a estrutura do NEI Leir Fernandes, “É um prazer muito grande inaugurar uma escola desse porte aqui na vila Capistrano de Abreu, a gente vê a alegria das crianças. O que dá mais prazer é ver essa multidão na escola, isso é a valorização da educação, é a valorização da transformação das pessoas em se tornar em um ser humano melhor”, afirmou.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Alex Barros (área)/ Magno Barros 

Acessibilidade