EDUCAÇÃO: NO DIA DA RAÇA, DESFILE EM MORADA NOVA PROCLAMA A SUSTENTABILIDADE
Com presença de autoridades políticas, militares e a população em geral, que tomou as ruas do núcleo de Morada Nova, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manha desta quarta-feira (5), o desfile das escolas alusivo à homenagem ao Dia da Independência do Brasil , comemorado no próximo dia 7 de setembro.
Com o tema “Educação: Escola Protagonista e Sustentável”, o desfile contou com a participação de 20 escolas e entidades de Morada Nova e São Félix, além de um grupamento do Exército Brasileiro. Durante os desfiles, o público prestigiou também uma apresentação indígena da aldeia Kyikatejê da etnia Gavião do município de Bom Jesus do Tocantins. O grupo, em sua maioria mulheres, cantou o hino Nacional na língua Gavião sendo muito aplaudido pela população.
As escolas foram acompanhadas pela Banda Marcial do Cine Marrocos, projeto mantido pela Prefeitura de Marabá e coordenado pela Secretaria de Cultura. A apresentação dos alunos das escolas dos dois núcleos foi o ponto alto dos desfiles, as crianças dos NEIs – Núcleos de Educação Infantil, fizeram apresentações especiais às autoridades presentes. Professores, coordenadores pedagógicos e gestores coordenavam as escolas sendo auxiliados por servidores da Semed durante toda a avenida.
Entre as entidades que se apresentaram, estava o grupo de escoteiros Desbravadores, jovens ligados a igreja evangélica Adventista que tem atuação em vários países. Outro projeto social importante também no bairro a LIPAKI – Liga Paraense de Karatê, trouxe mais de 50 crianças e jovens para a apresentação. O desfile oficial fechou com uma apresentação de um grupamento dos militares do Exército Brasileiro, seguido da equipe da Semed que encerrou a programação.
O secretário de educação, Luciano Lopes Dias, destacou a importância de momentos como estes para o desenvolvimento da educação de forma plena, segundo ele este é o evento mais importante da educação no município e deve ser encarado com maior responsabilidade, pois envolve além de professores, alunos e gestores, também os pais e toda comunidade escolar.
Os professores presentes elogiaram a organização do evento e destacou a preocupação do Governo em atender as demandas e trazer para o próprio bairro a estrutura para a apresentação das escolas. O desfile no dia 5 de setembro também é uma homenagem ao dia da Raça.