A nova escola foi inaugurada na última sexta-feira (08) e vai atender 268 crianças

A pequena Fernanda, de 3 anos de idade, e os irmãos Sara e Lucas, respectivamente de 5 e 3 anos começaram a semana entusiasmados, no novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Professor José de Souza Andrade Filho. A nova escola foi inaugurada no fim da tarde de sexta-feira (08), com a grande presença de moradores, vereadores e toda a comunidade escolar.

O morador do Bairro Araguaia e pai da aluna Fernanda, João Ferreira, disse que agora está mais tranquilo. Para o ajudante de pedreiro o novo espaço vai dar qualidade no ensino da filha.

“Quando entrei eu pensei, agora mudou o sistema. A escola ficou boa, tem mais segurança, estamos despreocupados. Nunca imaginei que ela estudaria num lugar assim, ficou muito bonita, tem até parquinho”, comemorou o ajudante de pedreiro.

A dona Socorro Reis, avó da Sara e do Lucas, estava encantada com a nova escola. “É um conforto melhor para as crianças e para os meus netos que fazem parte. A gente fica muito feliz com essa melhoria. Sabemos que temos um governante que está nos olhando para educação das crianças e construção de creche, que estamos precisando aqui em Marabá, é um começo. Estou feliz com as melhorias que estão chegando para os dois bairros”, comentou a dona de casa.

A professora Maria Aparecida Cavalcante estava sorridente na nova sala onde vai trabalhar com a turma do jardim II. Ela já consegue visualizar as atividades a serem desenvolvidas com as crianças no novo ambiente climatizado e espaçoso.  Além disso, depois de 5 anos  ela e os colegas de sala de aula agora contam com uma sala só pra eles, o que faltava no antigo prédio.

“Estamos realizando um sonho nesse novo prédio, estou muito feliz nesse novo ambiente. O novo ele cativa, e assim, um ambiente agradável, climatizado. Vai ajudar muito no desenvolver nosso trabalho, tem os cantinhos, então, vamos fazer nosso trabalho melhor ainda”, ressaltou a docente.

Marilza Leite, secretária de Educação, enfatizou que o NEI José de Souza é o quinto entregue este ano. Segundo ela, ainda serão entregues ao menos outros dois neste mês de novembro, bem como, duas escolas na zona rural. A entrega de novas escolas mostra que a prefeitura tem feito investimentos importantes na educação.

“O diferencial da atual gestão é que não abandonou as obras iniciadas em governos anteriores. Eram obras sucateadas, deterioradas, saqueadas e a prefeitura investiu mesmo quando o Governo Federal não encaminhou os recursos necessários. Temos de acreditar, fazer e atender o cidadão marabaense. São nossas crianças vamos atender bem, é assim que o gestor diz”,  enfatizou a secretária.

Emocionado com a alegria das crianças e servidores, o prefeito Tião Miranda descreveu o sentimento de entregar mais um equipamento público para a comunidade.

“A melhor coisa do mundo não é você ficar feliz, é causar a felicidade dos outros. Ver o brilho nos olhos das crianças, dos pais, das mães, sabendo que o  filho vai pra uma escola desse nível é muito bom. Um prédio feito pra atender quase 300 crianças. Salas com decorações lindas, é um atrativo muito grande para essas crianças que estão nos primeiros passos do conhecimento. A gente fica muito feliz por estar construindo”, afirmou Tião Miranda.

O NEI foi construído no padrão tipo B, dentro das especificidades do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Atualmente estudam por lá, 268 crianças nas turmas de Maternal, Jardim I e II, dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.

O espaço conta com cinco blocos, sendo dois pedagógicos, salas, fraldários, repouso e solário. O bloco administrativo possui hall de entrada, recepção, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e banheiros adultos, beneficiando os servidores que trabalhavam em espaços improvisados. Além disso, o NEI conta com banheiros infantis, cozinha, refeitório, dispensa, sala multiuso, pátio coberto e playground.

O novo prédio do NEI está localizado na Rua Prata, aos fundos da Escola José Flávio. O investimento foi de R$ 1.850.113,44. Além da creche, a Prefeitura entregou uma área de lazer que fica na parte externa do NEI. A pracinha possui 8 bancos de concreto e duas rampas de acesso, dando uma cara nova ao Bairro Araguaia.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sergio Silva