Educação: Novo NEI Maria da Conceição para crianças do Bairro Amapá
Atendimento educacional de qualidade, em um espaço amplo, moderno e acolhedor. A vida escolar das crianças de 2 a 5 anos do Bairro Amapá melhorou após a construção do novo prédio do NEI Maria da Conceição S. Pereira, inaugurado em 2020. São 213 alunos divididos em 14 turmas, sendo 4 para crianças de 2 anos, serviço que passou a ser oferecido neste ano.
“É meu primeiro ano com as crianças de 2 anos. Trabalhamos dentro da BNCC e de acordo com os objetivos de aprendizagem. Muita gente pensa que não precisa vir à escola para aprender nessa idade. Mas as crianças rendem muito. Aprendem socializando, juntos brincando com os colegas. Utilizamos o faz de conta, ateliê, pinturas. É muito importante para eles”, comenta a professora Enilma Roberta.
Atualmente a professora desenvolve um trabalho de música com as crianças, abordando os ritmos do rock e do brega. “Cantamos as músicas, falamos do compositor, usamos a música para trabalhar a letra do nome de cada criança. Trabalhamos coordenação motora, roupas. O objetivo é que eles aprendam e vivenciem”, acrescenta.
A escola tem atualmente 11 alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e conta com os serviços de uma psicopedagoga que atua como mediadora de alunos com autismo. “Nosso trabalho aqui é adaptar as atividades de acordo com o plano da professora”, comenta a mediadora Eliane Pereira da Silva.
Ela explica que com esses alunos são utilizados materiais mais concretos, maiores e mais fáceis de manusear. “Fazemos essas adaptações utilizando muitos materiais concretos, diferentes dos não autistas, que a partir do momento que a professora começa a manusear na aula, temos que sentar próximo ao aluno ou de frente, para fazer esse trabalho mais minucioso”, acrescenta.
Ela confessa que pediu para trabalhar nesta escola. “Aqui somos bem recebidos, escola que é referência. Ambiente agradável, salas confortáveis, bastante brinquedos, materiais pedagógicos que facilitam muito nosso trabalho. Amo essa função”, completa
A diretora da escola Maria Joilda Lourenço ressalta que os alunos têm grande potencial. Das 11 crianças autistas que temos aqui, 03 delas são superdotadas. “Temos uma aluna que aprendeu a ler em um mês. Temos aluno que nessa idade já é bilíngue no inglês e quase autodidata. Tem conhecimento e capacidade de aprendizado, mas socialmente ainda são crianças de 3, 4 anos”, explica.
Ela também comenta sobre as melhorias provocadas pela nova estrutura física. “Melhora muito o trabalho pedagógico. A estrutura física do prédio possibilitou às professoras trabalharem melhor com mais espaços. A realização de atividades recreativas diversas, pedagógicas, ampliou nosso universo de possibilidades e consequentemente o universo das crianças também”, acrescenta a diretora.
Ao todo, quase 600 crianças já passaram pelo NEI nesses 2 anos e 2 meses após a entrega. Uma delas, que está no último ano no NEI é a pequena Isabelly, 5 anos. “Gosto de fazer tarefas, de brincar com meus colegas. Fico feliz de vir estudar. Gosto da minha professora. Estudamos brincamos e é muito bom. Gosto de todas as merendas daqui”, comenta a criança.
A Marcely Nascimento, 5 anos, concorda com a coleguinha. “Gosto de estudar, de ficar com meus colegas. Gosto de todas as brincadeiras. Gosto de ficar na fila do lanche. Todos me tratam bem”, diz a menina.
Atualmente eles estão organizando um bazar, com participação da comunidade do bairro. O objetivo é fazer uma bonita festa no Dia da Família na Escola. “Vivemos 17 anos na casa dos outros, hoje temos nossa casa e espaço para desenvolvermos um bom trabalho”, completa Maria Joilda.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: P. Sérgio
Galeria: