Educação: Projeto em parceria com Fundação Vale atende mais de 2500 alunos em situação de vulnerabilidade
Durante cerimônia realizada na manhã de quarta-feira, 6, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, foram apresentados os resultados das ações do projeto Territórios em Rede, realizado em parceria com a prefeitura de Marabá, através da participação de quatro secretarias municipais e Fundação Vale.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e as prefeituras municipais com o objetivo de identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão, promovendo ações voltadas a garantir a inserção deste público na escola e o pleno direito à educação.
“Marabá foi a nossa primeira cidade, desse conjunto de cidades onde o projeto de territórios de rede se iniciou. Marabá foi o nosso teste de fogo, e aí a gente consolidou uma equipe incrível, que se dedicou desde o começo, para alcançar nosso objetivo. A gente adentra realidades que são muito difíceis e com isso a gente se envolve, quer resolver, quer mudar, quer dar uma solução e muitas vezes não sabemos como, não podemos, temos limitações, mas as soluções, as respostas estão nas políticas públicas, então por isso a parceria com a prefeitura foi intensiva e continuará a ser tão fundamental”, ressalta Fernanda Fingerl, gerente da Fundação Vale.
Durante os três anos de realização do projeto nos bairros de Marabá foram atendidos 2518 alunos de 4 a 17 anos da rede municipal de ensino. Este atendimento supera a meta inicial que era o atendimento de 2400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estavam fora da sala de aula. Este projeto teve início com a Fundação Vale e a Secretaria de Educação dá continuidade.
“Hoje está chegando ao fim, mas essa parceria entre a Fundação Vale e Prefeitura estamos dando continuidade. Nós instituímos um núcleo pedagógico, de apoio pedagógico e psicossocial, onde nós temos uma assistente social, uma neuropedaga, pedagoga e também uma arte educadora. E por que esse núcleo constituído? Porque o sucesso foi bastante grande, com a ajuda da parceria com a Vale, e agora, nesse voo solo, nós conseguimos a inserção de quase 500 alunos na nossa rede”, pontua a professora Marilza Leite, Secretária Municipal de Educação.
O projeto Territórios em Rede tem como premissa fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento à exclusão escolar. A iniciativa tem como ponto de partida a realização de um diagnóstico dos desafios locais, para construir um conjunto de intervenções com foco na inserção de crianças e adolescentes na escola. Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos.
A participação dos serviços oferecidos pela prefeitura de Marabá contribuiu no suporte para o andamento do projeto com as secretarias de Esporte e Lazer, Saúde, Educação e secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
“Foram três anos de projeto e de todos os encaminhamentos realizados pelo projeto para a prefeitura. Destes, 295 foram direcionados à Assistência Social que é uma secretaria que faz parte do tripé dessa política pública. Estamos trabalhando para prevenção da violação de qualquer direito, através dos Cras, com o levantamento das famílias para serem atendidas e para fortalecer a participação dessa criança no âmbito educacional. É o desafio que temos para que essa criança garanta esse acesso e supere a violação de direitos”, destaca Luis Silva, Diretor Técnico da Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio