Educação: Prefeitura e Exército entregam cinco escolas revitalizadas

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Prefeitura de Marabá e a 23ª Brigada de Infantaria de Selva entregaram a revitalização de cinco escolas municipais. Para a realização das obras, a Prefeitura de Marabá fez aquisição dos materiais e o Exército entrou com a mão de obra de forma voluntária. O evento aconteceu na Escola Municipal Pedro Cavalcante, na Folha 12, Nova Marabá, uma das contempladas com as obras. A cerimônia contou com a participação do general Carlos Henrique Teche, do prefeito Tião Miranda e da secretária municipal de Educação, Marilza Leite.

Ao falar para os presentes, o prefeito Tião Miranda enalteceu a parceria com o Exército Brasileiro e lembrou que foi ele quem construiu aquela escola, há mais de 15 anos. Contou, também, que sua gestão está investindo cerca de R$ 40 milhões em obras nas escolas das zonas urbana e rural, tanto em reforma como em novas construções.

O general Carlos Henrique Teche também enalteceu a parceria com a prefeitura e destacou o empenho de alguns militares que revelaram ter estudado na Escola Pedro Cavalcante e fizeram questão de trabalhar na revitalização do prédio. “Essa reforma foi executada em 23 dias, no período de férias das crianças. Quero pedir a vocês, estudantes, que zelem dessa escola para que a Prefeitura continue investindo em outras que temos na cidade e que precisam de recursos”.

Para a secretária de Educação, Marilza Leite, a revitalização realizada por soldados da 23ª Brigada de Infantaria de Selva foi determinante para que as obras ocorressem com bastante celeridade. “Essa parceria tem sido fundamental para a educação de Marabá. Se fôssemos realizar licitação para contratar empresas para realizar essas obras, certamente investiríamos mais que o dobro do que foi gasto agora”, explica ela.

A diretora da Escola Pedro Cavalcante, Arionide Rodrigues, se disse emocionada com as obras realizadas em tão pouco tempo, mas com qualidade elogiável. Destacou o empenho dos militares da 23ª Brigada, além do suporte que recebeu da SEMED e dos educadores que trabalham em sua equipe.
As obras da Escola Elinda Simplício Costa, segundo a secretária, no Bairro Laranjeiras, foram realizadas por 15 soldados do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, sob o comando do coronel Roberval de Almeida.

A Escola Terezinha de Souza Ramos, na Folha 18, Nova Marabá, foi revitalizada por 20 soldados do 1º GAC de Selva, tendo à frente o coronel Alexander de Sá Vilela.

Já a Escola José Alves, na Liberdade, recebeu o suporte de 18 militares do 23° Batalhão Logístico de Selva, que tem em seu comando o tenente-coronel Andreos Souza. A quinta escola reformada pelo Exército foi a Cisne Branco, na Folha 11, Nova Marabá.

Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Paulo Sérgio e Ulisses Pompeu

ACESSIBILIDADE
X