Educação: Professores, pais e alunos comemoram revitalização da Escola Albertina Moreira
Entramos na etapa final empolgados. Aguardando a finalização do trabalho. Estamos bem otimistas, ansiosos pelos móveis novos e a reforma dos móveis de madeira que já foi providenciada. A escola está toda preparada para receber a climatização. A comunidade entra e já recebe aquele impacto de como a escola tá bonita e diferente. Já mudou o olhar da comunidade, em relação ao que tínhamos antes da reforma”, Marcelí Izaias Silva, gestora da escola
Quem frequenta a Escola Albertina Moreir,a na folha 6, não deixa de notar as mudanças na estrutura do prédio. Desde a entrada principal o ambiente está mais acolhedor. Geovane Silva, 36 anos, pai do Abraão que é estudante do 3º ano do ensino fundamental, diz que o estabelecimento está com aspecto mais agradável e seguro. O muro foi aumentado e as grades retiradas.
“Parece uma escola de verdade agora. O ensino também está melhor, porque os alunos estão recebendo atendimento. Os professores estão bem atenciosos. Quando os aluno voltarem irão voltar para uma escola boa “, comenta o autônomo.
A revitalização da Escola Albertina contemplou as salas de aula que tinham todas as janelas de grades fechadas para receber climatização. A sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi ampliada. Além da reforma e readequação dos banheiros existentes a escola ganhou mais um com acessibilidade.
Outra mudança notável é o telhado e o forro PVC que foram trocados onde estavam danificados. O piso de ganitina brilha e a cozinha está mais ampla com todo o revestimento cerâmico trocado, bem como, no bloco administrativo. A quadra foi totalmente reformada com o telhado trocado, nova iluminação, assim como o piso que será feito de granitina. Além disso, o ambiente escolar agora está mais moderno com sistema de combate a incêndio, como enfatiza a engenheira Juciene Jacob, da Secretaria de Viação e Obras (Sevop)
“A empresa está terminando a implantação do sistema de combate a incêndio para concluir a obra. Toda a fiação elétrica era muito antiga e não suportava a tensão. Trocamos, assim como as lâmpadas.”, comenta a engenheira.
Marcelí Izaias Silva, gestora da escola, diz que as expectativas para a conclusão das obras são enormes.
“Entramos na etapa final empolgados. Aguardando a finalização do trabalho. Estamos bem otimistas, ansiosos pelos móveis novos e a reforma dos móveis de madeira que já foi providenciada. A escola está toda preparada para receber a climatização. A comunidade entra e já recebe aquele impacto de como a escola tá bonita e diferente. Já mudou o olhar da comunidade, em relação ao que tínhamos antes da reforma”, observa a gestora.
Raimunda de Nazaré Reis trabalha há mais de 25 anos na Educação e 14 deles na EMEF Albertina. Ela fala da satisfação de ver a escola revitalizada antes de se aposentar.
“É muito maravilhoso. Já vinha sonhando com essa reforma há muito tempo. Eu vejo uma escola totalmente renovada. Eu sonhava com portas acessíveis. Vamos receber uma escola climatizada, antes era só ventilador. Trabalhar à tarde era difícil, nós e os alunos morríamos de calor e ela climatizada será maravilhosa”, enfatiza a professora do 3º ano.
Para a professora Elizabete Silva trabalhar num ambiente novo é motivador.
“Um sentimento de glória né, ver a escola assim reformada é maravilhoso. Influência no ensino-aprendizagem. Ajuda as crianças a vir pra escola. Ter o sentimento de chegar aqui e ver a escola arrumada”, pondera a professora do 2º e 3º ano .
A escola municipal Albertina Moreira, está localizada na folha 6 e atende crianças do 1º ao 5º ano em dois períodos, manhã e tarde. A escola atende 478 alunos distribuídos 10 salas de aula, salas de informática, sala de leitura e de recurso para alunos especiais e ainda mantém alguns programas, como o de alfabetização, além de contar com o apoio de parceiros de empresas privadas que dão um impulso às ações da escola.
A previsão de entrega é final de junho deste ano. Para isso ainda será concluída a pintura da parte externa e caixa d’ água. O valor total da reforma chegou a R$641.548,34 (seiscentos e quarenta e um mil, quinhentos e quarenta e oito reais e trinta e quatro centavos), custeada com recursos próprios da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento