EDUCAÇÃO: PROJETO IMPLANTADO NA HORA DO RECREIO DISCIPLINA ALUNOS NA ESCOLA ELINDA COSTA
O projeto seleciona monitores para organizar a saída das turmas para o pátio, orientar os colegas a devolverem os pratos, copos e colheres na copa após a merenda e tentar evitar correrias exageradas.
A Escola Municipal Elinda Simplício Costa, no Bairro das Laranjeiras, tem mostrado à comunidade que não é apenas lugar de ensinar disciplinas escolares. Um novo projeto implantado ali, tem contribuído de forma positiva no comportamento de 630 alunos entre 6 e 13 anos, que aprendem, na prática, a ter responsabilidade e dar exemplo aos demais colegas.
O projeto “Recreio com Alegria e Disciplina” é desenvolvido diariamente, fora da sala de aula, durante o intervalo para o lanche. Semanalmente, em cada turno (manhã e tarde), são selecionados oito alunos do 1º ao 5º ano, que recebem o nome de monitores. Funciona em modo de rodizio. A missão deles é organizar a saída das turmas para o pátio, orientar os colegas a devolverem os pratos, copos e colheres na copa, após a merenda e tentar evitar correrias exageradas. Além disso, eles também monitoram o uso dos banheiros, do bebedouro e também vigiam a horta e o jardim da escola.
Pedro Rodrigues de 10 anos, é aluno do 5º ano no turno da tarde e esta semana faz parte da equipe de monitores. O menino disse que está feliz pela participação e tem a consciência da importância do projeto no funcionamento da escola. “A escola está mais organizada na hora da merenda”, comentou o aluno.
Tayná Renata de 13 anos, aluna do 5º ano, também é uma das monitoras. A menina acredita que o seu bom comportamento foi essencial para sua indicação no projeto. “Eu me comporto bem e peço pra os colegas se comportarem também na hora do intervalo”, conta.
Mas nem sempre o bom comportamento foi o critério para as indicações dos monitores. Inicialmente, o projeto foi pensado para atender os alunos indisciplinados e segundo a vice-diretora da escola, Francisca Moura, a iniciativa deu muito certo.
A idealizadora do projeto, é Efigênia Serrano, diretora da escola. Além da monitoria, também são realizadas inúmeras dinâmicas que possibilitam que as crianças brinquem de forma criativa e prazerosa. A escola instalou damas no banco da praça e nas mesas do refeitório. Também foram pintadas “amarelinhas” no chão da escola e fornecidos elásticos e cordas para as crianças pularem. “É um recreio divertido e alegre com muita disciplina”, ressaltou Efigênia.
Desde a implantação, a escola já vem colhendo frutos perceptíveis, como a redução de conflitos e o cuidado com a limpeza. “Não fazem mais a sujeira que faziam no pátio, bebedouro está organizado, respeitam quando o sino toca para voltar pra sala e diminuíram as ocorrências e acidentes no decorrer do intervalo”, destacou a diretora.