Educação: Reforma na Escola Pedro Peres vai beneficiar mais de mil alunos

A reforma realizada em parceria com a Vale contempla toda a estrutura física do prédio, inclusive a parte elétrica e hidráulica. A previsão para conclusão é de 8 meses.

A Prefeitura de Marabá está dando continuidade aos investimentos em Educação no distrito de Morada Nova e no núcleo São Félix. Além da conclusão dos Núcleos de Educação Infantil Magalhães Barata e Jardim do Éden, a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) deu início a uma ampla reforma na Escola Pedro Peres que atende mais de 1000 alunos entre o 6 º e 9º ano, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA e CEEJA).

A reforma que está em andamento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Vale. A obra contemplará toda a estrutura física do prédio, inclusive a parte elétrica e hidráulica.

Serão reformados o piso, a cobertura, salas de aula, salas pedagógicas, bloco administrativo, cozinha, refeitório, banheiros, pátio, porão, quadra esportiva e a rampa que dá acesso ao andar de cima da escola. Aliás, a escola também ganhará uma escada neste ponto do prédio.

De acordo com Juciene Jacob, engenheira civil da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), a reforma está na fase da troca das esquadrarias. As janelas e portas de madeira estão sendo trocadas por outras de aço. Além disso, a cobertura também já vem sendo revisada.

“A previsão é de 8 meses para a conclusão da obra. Os banheiros já foram revisados e retirada toda a parte de cerâmica. O revestimento é novo e já estão trabalhando também na cozinha. A escola também vai ter uma subestação, porque tem muita queda de energia”, acrescenta a engenheira.

Helena Viana Lima, diretora da escola, afirma que a reforma era um sonho da comunidade que aguardava há anos por este serviço.

“Era muito esperada tanto pelos funcionários quanto pelos alunos que vão se beneficiar com a nova escola que vai se tornar. É um novo sonho que vai se realizar. A nossa comunidade está muito feliz, pois vão se sentir mais a vontade, aprender mais e ter mais incentivo. É muito bom estar num ambiente onde se sente mais livre, mais atraído e, assim, creio que o aprendizado vai fluir mais”, comenta a diretora.

A reforma da escola Pedro Peres está orçada em R$713.294,03. Ao todo a escola atende 26 turmas no ensino fundamental, entre os turnos matutino e vespertino e outras duas turmas, EJA e CEEJA, no período da noite. Além disso, a escola também conta com atendimento especializado a 58 alunos na sala de recursos.

Quanto ao Núcleo de Educação Infantil (NEI) Magalhães Barata a obra está prestes a ser concluída faltando apenas a parte da jardinagem. Já o NEI Jardim do Eden está totalmente concluído restando apenas o procedimento técnico de revisão da obra, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), revelou Nells Claudjan Rodrigues, diretor de Infraestrutura e Logística da Semed.

Veja mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade