Educação: Revitalização da EMEF Jonathas Athias engrandece ambiente escolar
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Jonathas Athias, localizada na Folha 22, é uma das maiores e mais antigas no município, com três décadas de existência. Atende uma média de 600 alunos, somente no Ensino Fundamental I e II. O espaço abriga também alunos do Ensino Médio. No final de 2019, a comunidade escolar recebeu da Prefeitura de Marabá, o local totalmente revitalizado. Há mais de dez anos que a escola não recebia reparos e hoje o ambiente está com um ótimo aspecto.
Durante as obras, a escola recebeu reparos em todos os setores, incluindo banheiros, salas de aula, espaços de recreação, sala dos professores, cozinha, pátio, diretoria e secretaria, além do laboratório de informática e do novo auditório, que é uma das conquistas da escola, segundo enfatiza o gestor José Ribamar.
“Tinha dez anos que não havia uma reforma com essa profundidade e isso deu uma mexida no brilho, no ânimo da comunidade. Ganhamos uma biblioteca nova, um auditório que a escola não tinha. Agora temos um espaço confortável para reuniões com a comunidade. Às vezes evitávamos reunir por causa disso. Reformaram a quadra da escola, um pouco antes havia sido coberta. Essa escola tem 36 anos de fundação e a comunidade fazia as aulas de Educação Física no sol”, relembra o gestor sobre os problemas que foram solucionados.
A secretária Gildete da Silva trabalha há 21 anos na escola e comenta um motivo a mais para comemorar a revitalização da EMEF Jonathas Athias. É que por conta da antiga estrutura, percebeu a baixa procura e até transferência de alunos, o que foi corrigido imediatamente com o novo ambiente.
“Depois da revitalização os alunos voltaram, o ambiente ficou melhor tanto para os funcionários quanto para os alunos. O ambiente ficou bem mais agradável. E todos nós ficamos felizes”, comenta a secretária.
Ana Catarina da Silva, 13 anos, aluna do 8 º ano, disse que se surpreendeu com o ambiente escolar quando chegou. A adolescente estudava em uma escola particular.
“A gente ouvia as pessoas falarem muito mal da escola pública, então ficava apreensiva, pensando um monte coisa, mas não é nada disso. Gostei muito do ensino. A quadra é massa. Eu gosto principalmente da área de recreação”, explica a aluna.
Projeto de aniversário
Para fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização do espaço escolar, no mês de abril, em um evento que reuniu a comunidade escolar no auditório, a gestão, professores e alunos desenvolveram um projeto que culminou na comemoração do aniversário da cidade e da escola, que no dia 7 de abril, completou 36 anos. Aconteceram apresentações, inclusive do histórico e do hino da escola, apresentado também em libras, além de um bate-papo com o professor Manuel dos Reis, ex-gestor e escritor do hino. O tema do projeto foi “Marabá, cidade poema”.
“Foi um momento de muitas lembranças. Nosso objetivo foi envolver os alunos, a comunidade e criar o sentimento de paixão. Criar o conhecimento pela escola, para que eles possam cuidar dela. A gente cuida do que gosta “, reforça o gestor José Ribamar.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento