Educação: Secretaria dá “espiada” na educação de Sobral-CE

Diretores de Ensino participam de seminário que apresenta as mudanças implementadas na educação do município com melhor IDEB do País

Os diretores de Ensino Urbano e do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Fábio Rogério Gomes e Lorena Bogea, participaram do   II Seminário Educar pra Valer, nesta sexta-feira (8), promovido pela Fundação Lehmann, no Centro de Convenções de Sobral. O objetivo do evento é oferecer boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e escolas no avanço da aprendizagem.

O Educar pra Valer auxilia o aprendizado de mais de 200 mil alunos em 50 municípios brasileiros, entre eles a cidade de Marabá. O projeto tem parceria com instituições do Pará (2 municípios), da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e em outros estados do país. Nos dois dias de evento, foram abordados temas como a atual política de Sobral e os seus desafios, os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional do município cearense, formação de profissionais na política educacional, entre outros.

Fábio Rogério observou que, em Sobral, existiam escolas que disponibilizavam merenda, transporte e um bom tratamento para os alunos. Porém, a educação não estava sendo aplicada com qualidade. Foi preciso decisão política, definição de prioridades, incentivos profissionais, implementação de processos de monitoramento e construção progressiva de competências para mudar a realidade da educação do município cearense, que tem o maior IDEB do País.

Ele e Lorena conversaram com  secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Sobral e ex-secretário de Educação do município, Júlio Cesar Alexandre, com o atual prefeito, Ivo Gomes, e com Izolda Cela, vice-governadora do Ceará e também ex-secretária de Educação de Sobral e do próprio Estado do Ceará.

 

ACESSIBILIDADE
X