Educação: Semed avalia final do semestre letivo e anuncia parceria com Exército

Secretária de Educação anuncia que Exército firmou parceria para revitalizar cinco escolas municipais

Nesta quinta-feira (27), representantes da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) reuniram-se com todos os diretores de escolas da zona urbana para avaliação e alinhamento (em rede) de diretrizes para o término das atividades pedagógicas do 1º semestre e discutir o início do segundo semestre letivo de 2019. A reunião foi realizada no Império Eventos e contou com a participação da secretária municipal de Educação Marilza Leite, do secretário adjunto Orlando Morais e do diretor de Ensino Urbano Fábio Rogério Rodrigues Gomes.

Marilza abriu a reunião falando aos diretores sobre ações em andamento e antecipou que nas próximas semanas, homens dos quartéis do Exército em Marabá vão colaborar na revitalização de cinco escolas da rede municipal, o que vai ajudar a diminuir os custos com este serviço. Foi firmada uma parceria com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do general Carlos Henrique Teche, o que garantiu o início das obras sem precisar de licitação de empresas, diminuindo valores para a gestão municipal.

Além disso, a SEMED firmou parceria com a mineradora Buritirama, que vai suprir as necessidades de computadores em escolas do entorno da Vila União, onde ela extrai manganês. “Reconhecemos que ainda temos muito a fazer, mas neste momento quero agradecer e reconhecer o trabalho que vocês já estão realizando nas escolas onde atuam”, disse Marilza.

Com 34 anos de experiência na educação pública de Marabá, a secretária de Educação avalia que este é um momento de muita “leveza” entre os educadores e percebe que há um espírito de pacificação. “Dificilmente vejo alguém reclamando, mal-humorado ou zangado. Apesar das cobranças que recebemos (e elas são legítimas) existe uma colaboração mútua muito expressiva por parte de nossos educadores”, elogiou.

O secretário adjunto, Orlando Morais, parabenizou o trabalho da equipe da Diretoria de Ensino da SEMED junto às escolas e os resultados que positivos que isso vem gerando. Ele revelou que a SEMED já está discutindo a proposta de atividade de celebração do Dia do Professor, que transcorre em 15 de outubro, como forma de prestigiar os milhares de educadores da rede. “Nossa intenção é usar este momento para homenagear as mulheres que atuam na educação deste município, como forma de empoderamento”, anunciou.

O diretor de Ensino Fábio Rogério discutiu todos os itens da pauta com os diretores. Ele reconheceu o empenho para responder às propostas da Secretaria, principalmente na avaliação em rede, que ele espera dar uma devolutiva para todos os envolvidos o mais rápido possível.

Ao final, ocorreu uma confraternização no espaço externo do Império Eventos, com direito a apresentação de uma quadrilha junina composta por alunos da Escola Municipal São Francisco.

Texto: Ulisses Pompeu

Fotos: Magno Barros

ACESSIBILIDADE
X