Educação: SEMED garante matrículas de alunos que não conseguiram vagas

Nesta quarta-feira, dia 16, a Secretaria de Educação promove formação para os gestores escolares 

Após o encerramento das matrículas nas escolas municipais de Marabá, no dia 10, a Secretaria Municipal de Educação identificou dezenas de famílias que não tinham conseguido matricular os filhos nas escolas desejadas. Diante disso, segundo o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, uma equipe dentro da secretaria foi mobilizada para atender os pais e identificar vagas em escolas da rede municipal na região em que residem.

“Ninguém ficará fora da sala de aula, seja do ensino fundamental ou educação infantil. Todavia, advertimos que só recebemos alunos a partir de 3 anos de idade”, explica.

A Semed criará uma coordenação de matrículas para acompanhar e dar mais celeridade ao processo nas escolas. Fábio observa que neste ano aconteceu um fenômeno atípico e inesperado. Houve migração de alunos de escolas particulares para a rede municipal de ensino, o que causou aumento da demanda por vagas e a maior parte das escolas chegou ao limite nos primeiros dias de matrículas.

“Isso significa que os pais aumentaram a confiança na qualidade de ensino que oferecemos em nossas escolas, com professores comprometidos. Isso amplia ainda mais nossa responsabilidade com a qualidade do ensino”, reconhece Fábio Rogério.

FORMAÇÃO

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, a SEMED vai realizar uma formação para gestores das escolas. O evento vai acontecer de 8 às 12 horas, no Carajás Centro de Convenções, e contará com a parceria da Fundação Lemann e do Instituto Elos Educacional. Com o tema “Planejamento de Metas e Ações”, a palestra será ministrada pelo professor Alex Moreira Roberto, especialista em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC/RS e mestre em Gestão e Avaliação Pública pela UFJF/MG.

Segundo Fábio Rogério, o objetivo é instrumentalizar as equipes gestoras na elaboração do plano de ação das unidades escolares para o ano letivo 2019. Os participantes serão as duplas ou trios de gestores da zona urbana e rural, vinculados à rede municipal de ensino.

“Ou seja, todos diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais estão convidados a participarem desta formação”, conclama.

SEMANA PEDAGÓGICA

As férias dos professores terminarão na próxima segunda-feira, dia 21, quando retornam às atividades funcionais. A semana pedagógica de formação em cada unidade escolar será realizada no período de 21 a 25 deste mês. Nos dois primeiros dias, os professores da educação infantil ao ensino fundamental participarão da II Etapa do Seminário de Alinhamento Pedagógico em Rede à BNCC, sob a coordenação e realização do Departamento de Ensino Urbano da Semed.

Para a realização deste trabalho os educadores serão distribuídos em dois polos:

  • Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) participarão da formação na Escola Futuro Educacional, na Folha 32, Nova Marabá;
  • Os professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) participarão do evento na Escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, Nova Marabá.

Nos mesmos locais, no dia 23, das 08 às 12 e das 14 às 18 horas, os professores vão participar da formação “Inclusão Escolar: ressignificando o olhar para a aprendizagem de todos”.

Nos dias 24 e 25, os professores retornarão para as escolas e núcleos de educação infantil de origem para participarem do alinhamento pedagógico e administrativo com as equipes gestoras e do processo de elaboração dos planos de ações e metas para o ano de 2019.

RECEPÇÃO CALOROSA

Para a volta às aulas, no dia 28 deste mês, as escolas estão preparando uma recepção calorosa para os alunos. Além disso, os servidores da sede da SEMED também serão mobilizados e em cada escola haverá a presença de um representante da secretaria para ajudar a receber bem os alunos veteranos e calouros.

ACESSIBILIDADE
X