Educação: Semed premia 145 professores e alunos destaques em 2022
Uma cerimônia grandiosa para reconhecer a dedicação, talento e o desempenho dos alunos e professores da rede municipal de Educação. O III Prêmio Destaques da Educação 2022 foi realizado nesta quinta-feira, 8, com presença de educadores, alunos e familiares, no evento que marca também o fim do ano letivo em Marabá.
Durante a cerimônia foram premiados 92 alunos e 53 professores de 42 escolas da rede municipal de ensino que se destacaram em concursos e projetos dos mais diversos temas e segmentos realizados durante este ano em todo Brasil. Entre os concursos destacam-se Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguete, Paralimpíadas Escolares, Arte na Escola Cidadã, Concurso de Robótica e Concurso Nacional de Poesia na Escola, em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil.
O aluno da Escola Paulo Freire, Kauã Pablo Soares Carneiro,15 anos, ganhou uma nota acima dos 9 pontos em seu trabalho e ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Poesia. “Sofri muita influência dos meus professores e amigos, além de meus pais. Eu queria contar um pouco da história do Brasil e também dos grandes feitos realizados”, disse o jovem estudante.
(Campeã nacional de natação)
A atleta paralímpica Elisa Vitória Lopes Lima, 12 anos, da Escola Josineide Tavares, foi campeã nacional de natação em sua modalidade. O torneio aconteceu em São Paulo. “É incrível demais ter a sensação em ser destaque no esporte que a gente se dedica. É muito bom e também porque foi em São Paulo, foi muito emocionante e também quero agradecer meus professores que sempre me apoiaram”, agradeceu.
(Campeão nacional em salto em distância)
Outro atleta paralímpico também destaque nacional foi o jovem Luiz Fernando Pereira Moraes, 14 anos, da Escola Martinho Motta da Silveira. Ele foi campeão nacional em salto em distância, também em São Paulo. “É muito bom ser campeão e defender Marabá. Sempre treinamos às terças, quintas e sextas e a orientação dos professores foi fundamental”, disse o jovem atleta da Educação Especial.
Cristina Arcanjo, gestora da escola fala emocionada da evolução do jovem aluno Luiz Fernando. “É uma satisfação muito grande, pois nós acompanhamos a evolução do Luiz Fernando. Quando ele entrou na escola, chegou um pouco assustado e quis desistir e nós fizemos um trabalho de resgate e ele se apaixonou pela escola e nós nos apaixonamos por ele. Vê-lo campeão nacional e trazer esse título para o nosso município é uma alegria muito grande”, comenta.
A professora da Educação Especial Cláudia Bittencourt Nobre também se emociona quando fala do aluno Luiz Fernando. “Muito orgulho e muita gratidão da Escola Martinho Motta. Esse menino comprometido em ficar conosco é motivador, é uma alegria contagiante. Eu amo minha escola e esses alunos com tanto compromisso e com tanta energia”, diz emocionada.
A cerimônia de entrega das premiações aconteceu durante toda a manhã e foi marcada por muita emoção, tanto dos professores como também dos pais dos alunos, que acompanharam cada detalhe do que deverá ficar marcado na história da educação no município de Marabá.
“Esse é o momento também que inspira alunos e professores e também reconhece alunos e professores e essa premiação tem duas dimensões uma que premia estudantes e professores no âmbito municipal e demais prêmios tem uma dimensão nacional pois são estudantes que foram medalhistas. A gente coloca Marabá num cenário de destaque de educação em nível de país e leva Marabá para o Brasil e isso gratifica o trabalho de todos nós, técnicos, professores, alunos e pais de alunos”, relata o professor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, Diretor de Ensino/Semed.
O vice-prefeito Luciano Lopes Dias, que também exerceu o cargo de secretário de Educação, comemorou o bom desempenho dos estudantes de Marabá em âmbito nacional e parabenizou a todos envolvidos nas ações de educação.
“É uma grande alegria para nós e um prazer tremendo participar da premiação dos alunos da rede pública que estiveram em concursos nacionais e foram vencedores, ganhando medalhas de ouro, prata e bronze em eventos nacionais. É uma festa para toda rede de Educação e eu agradeço o empenho de todos, professores, orientadores, gestores, das famílias dos alunos que se empenharam e trouxeram essa premiação para Marabá, provando que nossa rede tem muito valor, muitas pessoas que merecem hoje essa premiação”, destacou.
Professora Marilza Leite, secretária municipal de Educação, também se emocionou com o desempenho dos alunos. “É um momento importante, é o merecimento e reconhecimento, não apenas do aluno, mas da família da rede municipal de ensino e hoje são destaques em várias premiações das mais diversas. Hoje é um fechamento bastante positivo e acredito que o futuro vai ser ainda melhor para a Educação de Marabá”, afirma.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom