Educação: Semed promove trilha formativa para gestores do campo
Nesta terça-feira, dia 6 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realiza formação para trio de gestores de escolas e núcleos de Educação Infantil localizados na zona rural de Marabá. Da terceira “trilha formativa” de 2022 participam 150 profissionais. Entre eles diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos.
A programação é coordenada pela Diretoria de Ensino do Campo, tendo como palestrantes as formadoras Áurea Queiroz e Gil Santos. Elas dialogam com os participantes sobre planejamento e organização da escola, com ênfase no Projeto Eco Político-Pedagógico, estratégicas de planejamento para turmas multisseriadas e recomposição das aprendizagens.
Áurea Queiroz explica que a cada ciclo de formação é convidado um escritor/poeta local para apresentar seu trabalho para os gestores escolares, para que conheçam a “prata da casa” e possam ajudar a disseminar nas escolas os escritores marabaenses. “É uma forma de valorização de quem está perto da gente, inclusive com apresentação de obras literárias que podem ser levadas para as escolas do campo também”, explica a professora Áurea.
Na trilha formativa desta terça-feira, o convidado foi o professor Orlando Morais, que apresentou aos educadores seu livro de crônicas “O Andarilho Cego” e propôs uma reflexão sobre histórias de pessoas simples da cidade e do campo, as quais inspiraram a produção de seu livro. “O foco principal de nossa formação é discutir com os educadores o parecer do Ministério da Educação (MEC) que norteia todas as ações dos gestores escolares”, ressalta Áurea Queiroz.
No campo, a Secretaria Municipal de Educação de Marabá faz a gestão de 95 escolas e 5 Núcleos de Educação Infantil, distribuídos em dezenas de vilas rurais.
Texto e Fotos: Ulisses Pompeu