Educação: Marabá sedia seminário sobre 30 anos da Pedagogia da Alternância no sudeste do Estado
Entre os dias 20 e 22 de outubro, Marabá sediará o Seminário Pedagogia da Alternância – 30 anos no sudeste do Pará – e que tem como tema “Memórias, Diálogos e Juventudes”. O objetivo é colocar em debate as experiências educativas, memórias, processos de organização e conquistas dos movimentos sociais de reforma agrária e educação do campo.
A solenidade de abertura do seminário ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20, no auditório da Câmara Municipal de Marabá a partir das 18h e contará com a presença do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias; Arley Novais, diretora de Ensino do Campo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), demais autoridades e representantes de instituições de Educação e outras entidades. Já a mesa de abertura debaterá as memórias dos 30 anos de experiência da pedagogia da alternância na região.
No sábado, dia 21, das 8h às 12h, na Escola Familiar Agrícola de Marabá (EFA) acontece a mesa “As contribuições da pedagogia da alternância na construção das políticas públicas da educação do campo”. O momento contará ainda com exposições de trabalhos, relatos de experiências e histórias de vida de agricultores, educadores e egressos das EFA´s.
Das 14h às 17h ocorre a mesa “A contribuição da pedagogia da alternância na construção do cooperativismo, Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e das experiências agroecológicas. Ainda haverá a “Noite Cultural KM 21”.
No dia 22, estão previstas visitas de estudos em pontos históricos e turísticos com os convidados externos.
Damião Santos é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e faz parte da coordenação do seminário. Ele ressalta a importância da cooperação entre as instituições para a realização do evento.
“Teremos uma conferência histórica. A Escola Família Agrícola é a promotora do evento, com a contribuição da Emater, da Prefeitura, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e do Instituto Federal do Pará, está fazendo esse evento que trata da memória, do diálogo e da juventude”, pontua.
Segundo o Ministério da Educação, a Pedagogia da Alternância é um método que busca a interação entre os conhecimentos dos estudantes adquiridos na escola e o vivenciado em seu dia a dia no campo.
De acordo com um dos palestrantes do seminário, João Paulo Reis Costa, professor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (RS) e doutor em Desenvolvimento Regional, a Pedagogia da Alternância surge em nível mundial no ano de 1935 e chega ao Brasil em 1968.
“É essa forma de fazer educação em que os filhos e filhas de agricultores, em especial, tem num processo educativo emancipador, um processo educativo libertador, a capacidade de estudar a partir da realidade que se encontram, a partir do contexto em que vivem, fazendo a alternância desses conhecimentos, tanto das propriedades das suas famílias de agricultores, como da escola, da universidade, desses espaços que trabalham os conteúdos formativos com esses estudantes. Então, vai ser um momento de muita celebração em que vamos trazer experiências do Brasil inteiro para cá, do Rio Grande do Sul, Bahia, aqui do Pará, do Mato Grosso do Sul, em confluência aqui em Marabá para celebrar 30 anos desse processo tão bonito que se iniciou aqui e que oxalá tenha vida por muito tempo ainda”, destaca o professor.
Texto: Ronaldo Palheta / Divulgação
Fotos: Karoline Bezerra / Divulgação