Educação: Seminário pró-Ideb reúne mais de 200 gestores escolares
Mais de 200 educadores de escolas municipais participaram do Seminário “Metas de Aprendizagem”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na última sexta-feira (13), no Centro de Convenções Carajás, em Marabá. O evento contou com a participação de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores e orientadores pedagógicos, que discutiram ações que podem adotar, em conjunto, para melhoria da qualidade do ensino em suas respectivas escolas, com foco inicial na prova do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) 2019, que será realizada no final de outubro e início de novembro próximo.
A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, parabenizou os educadores que estão envolvidos na busca por melhoria na qualidade de ensino na rede e disse que tem percebido gestores, coordenadores e orientadores motivados, apesar de todas as dificuldades encontradas no cotidiano escolar. “Há estabelecido um movimento muito bem articulado, alinhado e compartilhado por todos, em torno da construção de uma nova realidade, de um novo cenário para a educação municipal. Somos todos autores e atores desse processo”, destacou ela.
O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Gomes, explicou que a meta do IDEB de Marabá para 2020 é de 5,0 e está seguro que o trabalho de preparação de professores e alunos no engajamento para alcançar o alvo estabelecido acontece há um bom tempo, mas que é preciso refinar agora na reta final. “Acreditamos que o esforço desse trabalho trará orgulho para estudantes, professores gestores e técnicos em educação e colocará Marabá entre as cidades com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2020 no Estado do Pará”, prevê Fábio.
A professora Lúcia Batista, presidente do CME (Conselho Municipal de Educação) reconheceu o esforço que a gestão atual e os técnicos da SEMED têm feito para que o ensino nas escolas alcance resultados mais satisfatórios. Ela conclamou a todos os gestores presentes a continuarem se doando para que as metas estabelecidas sejam cumpridas.
A palestra central do evento foi apresentada pela professora Cleuza Rodrigues Repulho, consultora sênior da Fundação Lemann, que já atuou como secretária de Estado de Educação de São Bernardo do Campo. Os educadores de Marabá interagiram bastante com ela e dialogaram sobre ações que podem adotar para melhoria da qualidade do ensino.
Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Magno Barros