Educação: Em Marabá, Territórios em Rede reinsere mais de 1500 crianças nas salas de aula
O projeto Territórios em Rede, que desenvolve ações para identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, que estão em situação de evasão escolar e reinseri-los nas escolas, iniciou, em novembro de 2020, em Marabá, onde alcançou a inserção de 1.529 crianças e adolescentes, que estavam fora da escola ou em risco de evasão escolar. A iniciativa é da Fundação Vale, em parceria com a prefeitura e Cidade Escola Aprendiz, Komatsu, Wheaton e Keda.
Para restabelecer vínculos de crianças e adolescentes na faixa etária atendida pelo projeto (de 4 a 17 anos) com as escolas, uma equipe com profissionais de múltiplas áreas é responsável por realizar a busca ativa, orientada por um diagnóstico social detalhado do território e por dados que apontam os locais mais prováveis para identificar meninos e meninas que não estão estudando. A partir das visitas domiciliares, o público é cadastrado e iniciam-se as mediações com diversos serviços públicos e organizações da sociedade civil com um só objetivo: enfrentar as questões que causam a exclusão escolar e garantir o acesso à ou a permanência na escola.
As ações também envolvem mobilização de mutirões de busca ativa em zonas periféricas e rurais, visitas às instituições de acolhimento e proteção de crianças e adolescentes e ações de panfletagens e circulação de carros de som divulgando a iniciativa.
Para a diretora executiva da Fundação Vale, Pâmella De-Cnop, a questão da evasão escolar se tornou ainda mais desafiadora em 2020 e o contexto da pandemia da Covid-19. “Com o projeto Territórios em Rede, nós esperamos contribuir para que jovens e crianças paraenses, em idade escolar, tenham acesso ao direito a uma educação pública e de qualidade”, destaca.
A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) é realizada através do apoio pedagógico, quando necessário, e acesso às informações de alunos para o acompanhamento. Além disso, é dado todo apoio necessário na execução dos trabalhos, conforme esclarece Fábio Rogério, Diretor de Ensino Urbano da Secretaria Municipal de Educação.
“Esse projeto fortalece ações da educação e outros setores e o foco é a criança em situação de vulnerabilidade. É uma estratégia para alcançar a criança, para acompanhá-lo em várias ações do projeto, e inclui também um diálogo com as famílias. O principal objetivo é trazer a criança para a escola e fazer o monitoramento da frequência dos alunos, pois a gestão da escola trabalha diretamente com os articuladores. É uma parceria importante neste momento de pandemia que passamos”, esclarece.
Outros municípios
Desde o início deste ano, o projeto abrange outras cidades do sudeste paraense: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, tendo reinserido cerca de 1.800 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos nas escolas públicas das quatro cidades do Pará nas quais atua, em articulação com as secretarias municipais e estaduais de Educação, Assistência Social e Saúde, além de outras instituições públicas e privadas da rede de proteção.
Desde o início das atividades do projeto no Pará, a equipe do Territórios em Rede já fez 9.554 visitas domiciliares e acompanha 8.640 famílias. Todos esses dados foram coletados até 31/03/22.
Sobre o projeto
O Territórios em Rede tem como inspiração o projeto Aluno Presente (https://www.alunopresente.org.br/), realizado pela Cidade Escola Aprendiz no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2016, que ajudou a incluir mais de 22 mil crianças e adolescentes nas escolas municipais da cidade.
Texto adaptado de Daniele Moura
Fotos: Breno Pompeu e divulgação
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