Educação: Vereadores mirins conhecem trabalho do executivo municipal
Cerca de 30 alunos de sete escolas que fazem parte do Programa Câmara Mirim 2019 visitaram a sede da Prefeitura nesta terça-feira (23). O trabalho do executivo municipal foi apresentado pelo Secretário de Comunicação Alessandro Viana. Entre as dúvidas dos vereadores mirins, ele explicou o papel das secretarias, a exemplo da Secretaria de Obras Públicas (Sevop) e a função da Secretaria de Comunicação (Secom) no processo de visibilidade das ações da Prefeitura.
Uma das coordenadoras do programa, Sandra de Araújo, explicou que a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) seleciona até 10 escolas para participar do processo de escolha dos parlamentares mirins. “É feita toda aquela votação com urnas, dentro da escola. Não pode vender merenda, subornar os colegas, já trabalhando na criança o que pode e não ser feito. Depois da posse, eles participam de uma reunião para que a gente ensine como é feito um requerimento, um projeto de lei”, destacou.
Os vereadores mirins têm um pleito de um ano com várias atividades, como conhecer os deveres e direitos dos atores dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Na segunda-feira, dia 29, será posse deles na Câmara Municipal. No próximo semestre, a atuação deles será nas comissões do legislativo, conforme esclarece Sandra de Araújo. “Depois do meio do ano cada escola fica com uma comissão e eles vão trabalhar nelas. O objetivo é trazer consciência sobre o papel do vereador, que não é de fazer, mas de fiscalizar e pedir ao executivo. A gente fica encantada porque eles saem com um conhecimento maravilhoso”, afirmou.
A professora da Escola Tancredo Neves, Jucirene Cláudia Bandeira, está feliz em ver alunos dela participando da iniciativa. “A gente está vendo interesse deles, com curiosidade de como funciona os espaços. Acho que vai dar certo, acredito que esse projeto é de conhecimento e as escolas também estão empenhadas”, destacou a professora.
Aos 10 anos, Júlia Oliveira Gomes da escola Anísio Teixeira, é orgulho da turma por ser uma das vereadoras mirins mais engajadas. “Eu queria saber mais sobre o mundo político e também queria ter uma influência em ajudar Marabá. Sempre tive vontade de ter essa experiência. Tô [Sic] achando muito interessante esse contato, é muito bom eu poder dar minha opinião, tendo um certo conhecimento sobre isso. Eu aprendi que a gente tem que ajudar nossa cidade porque ela só vai evoluir assim”, concluiu a parlamentar mirim que sonha em ser arquiteta e poeta.
O Programa Câmara Mirim pretende, principalmente, integrar as escolas e o Poder Legislativo, permitindo aos estudantes compreender as funções de um parlamentar, discutindo sobre problemas da cidade e sugerindo soluções.
Texto: Kélia Santos