Educação: Zona rural recebe nova Escola Urbano Cantuário

A comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Três Ilhas – Tibiriçá, localizada distante quinze quilômetros da sede de Marabá, na estrada do Rio Preto, recebeu com muita festa, a nova escola municipal de ensino fundamental Urbano Cantuário, que vai atender 107 alunos em dois turnos. Os estudantes antes tinham aula em um velho barracão de madeira para estudar em um novo espaço.

A nova escola foi construída com duas salas de aula, setor administrativo, banheiros com piso cerâmico antiderrapante e adaptados para portadores de necessidades especiais (PNE), cozinha, e em toda escola foram utilizadas telhas metálicas termo acústica e forro PVC.

Segundo a secretária de educação, a professora Marilza Leite, esta é a 61ª escola entregue neste governo, reformada ou construída totalmente, e a 9ª na zona rural. “Ainda temos mais escolas e creches para entregar para a comunidade do campo ainda este semestre. Vila Santa Fé, São Pedro e outras comunidades. Com isso mostramos que investir em educação é investir em pessoas, essas crianças terão agora um espaço digno para estudar”, disse.

Há 10 anos o professor Arildo Itale aceitou o desafio de vir trabalhar na zona rural como gestor de escola. Ele conta que jamais imaginaria que aquela realidade encontrada por ele, pudesse mudar. “Quando vejo que nossas crianças terão agora um novo espaço para estudar fico feliz e ao mesmo tempo orgulhoso em trabalhar com a educação numa gestão que se preocupa com a dignidade de alunos e professores”, comentou.

A escola municipal de ensino fundamental Urbano Cantuário, teve início no P.A Barro Vermelho – Serra do Encontro e posteriormente foi transferida para o P.A Três Ilhas – Tibiriçá, em maio de 2007. Hoje tem 107 alunos do 1º ao 2º segmento (duas do primeiro segmento e duas do segundo). Os alunos do sexto ao nono ano são atendidos no sistema modular de ensino. A escola mantém  12 servidores entre professores e pessoal de apoio e técnico.

O prefeito Sebastião Miranda, que acompanhou a cerimônia de inauguração da escola, enfatizou que a entrega de uma escola é sempre um momento especial. “É sempre uma satisfação quando a gente ver a alegria no rosto das pessoas, principalmente quando levamos mais condições de ensino para as crianças, estamos preparando o futuro do país dando mais dignidade para nossos alunos”, afirmou.

Durante a cerimônia, as crianças realizaram apresentações culturais para a comunidade e para as autoridades que compareceram à festa, como secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores. No PA Três Ilhas, moram cerca de 100 famílias de pequenos produtores rurais.

 

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Magno Barros / Alessandro Viana 

Acessibilidade