EM NOVO PATAMAR, HMM FAZ 32 CIRURGIAS QUE SÓ BELÉM REALIZAVA
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma das novidades na Rede Municipal de Saúde e já conseguiu melhorar a vida de 32 pessoas desde que foi iniciada em Marabá, há menos de um ano. Além da capital Belém, apenas o município de Marabá também realiza esse tipo de procedimento. A notícia foi repassada pelo Diretor técnico do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Marcos Jovã, que comemora o avanço na casa de saúde.
De acordo com o médico, antes, a cirurgia era feita por meio do Tratamento Fora do Domicilio (TFD), em Belém. Com a especialidade em funcionamento no HMM, Marabá desponta como uma das poucas cidades do estado do Pará, a disponibilizar o atendimento no SUS.
Ele explica que os ganhos para população são grandes. Além de reduzir os custos com viagens e outras despesas, agora, o paciente pode passar pelo procedimento com mais agilidade e sem sair da cidade.
“Esses procedimentos vieram a beneficiar diretamente a população e os pacientes do SUS, que tinham dificuldade de acesso ao profissional, que é difícil no mercado. Agora está disponível aqui no Hospital Municipal, isso é motivo de comemorar”, destacou Marcos Jovã.
Dentre os procedimentos mais realizados na área estão o acompanhamento com o endocrinologista e a cirurgia de tireoide, esclarece o médico. Só no mês de agosto, por exemplo, foram feitos nove procedimentos do tipo.