ENCHENTE: PREFEITURA E CAIXA ECONÔMICA LIBERAM SAQUE DO FGTS PARA MORADORES DE RUAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE.
A Defesa Civil de Marabá já preencheu todo o cadastro com as localidades atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas durante os meses de fevereiro, março e abril. Por ordem do prefeito Tião Miranda a Secretaria de Planejamento e Controle (SEPLAN) atendendo o que é exigido pela legislação, operacionalizou e viabilizou junto a Caixa Econômica toda a parte que era de responsabilidade do município, para que as pessoas atingidas pelas cheias possam sacar o FGTS. O levantamento detalhou o mapa das áreas atingidas, Declaração de situação de desastre e o FIDE – Formulário de informações de desastres.
A Caixa Econômica agora procede com a liberação para moradores residentes em endereços cadastrados para movimentação do Fundo de Garantia (FGTS). O cidadãos situados nestas áreas devem * a partir de segunda feira (14) procurar a agência da Caixa Econômica da Marabá Pioneira portando, carteira de trabalho, PIS, carteira de identidade ou CNH e comprovante de residência atualizado. A Caixa ainda estuda a possibilidade de abrir as demais agências para atendimento a este serviço.
Segundo a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990 que regulamenta essa operação, o valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 (seis mil duzentos e vinte reais).
É importante ressaltar que esta operação só poderá ser feita até o dia 19 de maio.