Endemias: Equipes intensificam trabalho de combate ao mosquito Aedes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Departamento de Endemias vem intensificando o trabalho de vigilância no combate ao criadouro do mosquito Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. As equipes iniciaram a semana de trabalho no bairro de São Félix.
As equipes continuam o trabalho de campo visitando os bairros e fazendo a coleta de criadouros e de acordo com o LIRA (levantamento rápido de índices para Aedes) que permite a identificação de áreas com maior proporção e ocorrências de focos, se confirmou a presença do mosquito em Marabá.
Neste ano, duas pessoas foram detectadas sintomáticas para a Dengue, essas pessoas foram atendidas e continuam sendo monitoradas. Na área do domicílio das pessoas infectadas foi realizado um trabalho intenso de coleta de amostras e saber a incidência do mosquito.
“Estes dois casos vêm sendo estudado para ver se não foi importado de outro município vizinho, mas já há informação que alguns municípios estão apresentando casos sintomáticos. Por isso acendemos a luz vermelha aqui. Para a gente estar atento e cuidar da população de Marabá”, informou Amadeu Moreira, coordenador do departamento de Endemias do município.
Desde 2018 não há registro de casos de dengue no município. De acordo com Amadeu Moreira, há um controle da situação com as equipes nas ruas. Também há a participação das pessoas e do próprio poder público na limpeza de áreas e na coleta regular do lixo doméstico.
“A população precisa nos ajudar porque os agentes estão nas ruas. A administração pública municipal tem feito a sua parte, limpando a cidade de forma que é preciso. Que o morador continue contribuindo nesse momento difícil de pandemia do Coronavirus e aproveitando, quando está em casa, para fazer a limpeza nos quintais, evitando água parada”, alertou Amadeu Moreira.
De acordo com o coordenador, foram identificados mosquitos da dengue em alguns bairros como o residencial Tiradentes e o bairro de São Félix. As equipes continuam um trabalho de identificação dos locais e orientação aos moradores para a eliminação dos criadouros do mosquito.
A situação está sob controle em Marabá, mas é preciso estar atento e mantendo a vigilância 24 horas para que novos casos não sejam registrados na cidade. “Estamos saindo fora da Invernada, período de maior atenção, porém os índices continuam equilibrados e continuamos com a situação controlada em Marabá em relação à dengue a chikungunya”, conclui.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio