Saúde: Agentes de endemias orientam famílias nos abrigos
Na segunda-feira (07), as equipes de Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde promoveram ação nos abrigos, localizados na Avenida Sororó e Ginásio Irmã Teodora. Eles entregaram panfletos, deram orientações e entregaram hipoclorito de sódio à população, o produto possui ação desinfetante, bem como para purificar a água usada no consumo e serve também para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Amadeu Moreira, coordenador de Vigilância Ambiental e Endemias, explica que a ação faz parte das atividades de controle das principais doenças endêmicas da região, como a dengue, Zika e Chikungunya e leishmaniose. “A equipe, formada por agentes de endemias, está diariamente no campo fazendo esse trabalho de rotina, vigilância, controle e eliminação de vetores, ligados a essas doenças. É um trabalho diário, em que a gente visita os bairros, mapeados por um levantamento prévio que é feito de dois em dois meses”, reitera.
Os abrigos do município recebem atenção diária dos agentes de endemias para evitar a proliferação de mosquitos. A ação também tem cunho ambiental com a distribuição de hipoclorito de sódio, usado para purificar a água.
Clésio Santana é um dos agentes de endemias que trabalha com as equipes nas visitas aos abrigos. “Distribuímos panfletos informativos para a população sobre a dengue, o tipo de limpeza que os moradores devem fazer em suas casas e estamos fazendo a distribuição de hipoclorito de sódio”, destaca.
Há dois meses no abrigo, o ribeirinho Ronaldo Pereira disse que acha muito importante a distribuição de hipoclorito de sódio. “É a primeira vez que recebo e já quero utilizar. Temos que buscar sempre, também, cuidar para prevenir a dengue”, informou.
Ronaldo Pereira
Além da ação educativa, os agentes de endemias realizam dedetização nos abrigos. A pulverização já foi realizada nos abrigos das Folhas 14, 32 e 33. Na sexta-feira passada (04) foi a vez do abrigo da Colônia Z-30. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, o processo será feito em todos os abrigos.
Veja outras fotos:
Foto: Aline Nascimento Foto: Aline Nascimento
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio / Aline Nascimento