Mab109: NEI Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, é entregue à população
As crianças do bairro Francisco Coelho ganharam um belo presente no aniversário de Marabá. A Escola NEI Deodoro de Mendonça, que atende 64 alunos agora terá capacidade para 200, foi entregue nesta terça-feira, 5 de abril, à comunidade.
Foram 639 metros quadrados de construção, que incluem quatro salas de aulas climatizadas, setor administrativo, setor multiuso com espaço para sala de leitura e de informática, sala pedagógica e bloco administrativo com espaços para secretaria, direção, sala de professores, amplo pátio coberto, jardineiras e solário.
“É uma grande conquista, um espaço acolhedor. Uma forma de ensino e aprendizado ser mais quantitativo e qualitativo para toda comunidade. Uma escola de onde iniciou a cidade de Marabá, que agora tem um espaço adequado para atender a demanda da sociedade. Significativo e especial para os alunos, funcionários e toda a cidade”, comenta a diretora da escola Josiane de Almeida.
Esta foi a terceira escola entregue à comunidade marabaense após o retorno das aulas presenciais. A Escola Salomé Carvalho, na Folha 16, e Pequeno Pajé, no bairro São Félix, devem ser inauguradas ainda neste mês de abril.
“É um presente para Marabá nesse bairro onde tudo iniciou. Teremos ainda um espaço de atendimento ao aluno com autismo aqui na Marabá Pioneira. É uma felicidade entregar isso de presente ao bairro Francisco Coelho. Todos felizes em voltar presencialmente e agora podendo tirar a máscara e mostrar nosso sorriso para os alunos.”, comemora a secretaria de educação Marilza Leite.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito do município Tião Miranda e do Governador do Estado, Helder Barbalho, além de outras autoridades, políticos e líderes comunitários. “É um avanço muito grande. O recado é sempre de otimismo. Tivemos enchentes em janeiro, aqui no bairro, mas estamos sempre superando os desafios e fazendo a cidade crescer”, comentou o prefeito Tião Miranda.
A escola agora está pronta para receber a pequena Vitória Maria, 3 anos, que iniciou a vida escolar este ano. “Muito importante, aqui é tudo novo. Um projeto novo e que atenderá alunos novos. A escola tem muitos anos e estava precisando renovar. É o primeiro contato da minha filha aqui, ela gostou e vai estudar aqui”, comenta a mamãe Elzy Sampaio Moraes.
A entrega da escola aconteceu como parte das cerimônias de aniversário de Marabá, que iniciou com um café da manhã na extensão da Orla, onde acontece o encontro dos Rios Tocantins e Itacaiunas.
“Sou moradora do bairro Cabelo Seco [Francisco Coelho] e como mãe fico um pouco preocupada com o progresso que vem, pois as crianças gostam de correr na rua e não tem o costume. Mas são obras muito boas que vão trazer melhoria de vida para muita gente. Muitas até já começaram trabalhos novos, por que agora todos nos tratam como ponto turístico”, brinca a mamãe.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio e Jordão Nunes