Semma/Seagri: Escola Paulo Freire recebe ação em alusão ao Dia Nacional do Meio Ambiente
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) participam de ações integradas com a Câmara Municipal de Vereadores, voltadas para a conscientização ambiental em três escolas públicas de Marabá.
A Semana Escolar de Meio Ambiente, com o tema “Preserve o Presente, construa um futuro sustentável”, é uma iniciativa da Comissão Permanente de Mineração, Energia, Meio Ambiente, Trabalho, Indústria, Comércio e Economia da Câmara de Vereadores e Escola do Legislativo. A primeira escola a receber a programação foi a escola Paulo Freire, no bairro Belo Horizonte.
“Hoje é um dia especial e a escola está sendo contemplada com esse projeto. É uma maneira muito legal para os alunos conhecerem mais, valorizar a aprendizagem e fazer com que eles aprendam o dever de cuidar do ambiente. Então vamos cuidar melhor do nosso espaço”, avaliou a professora Andreia Rodrigues, gestora da escola.
A parceria com a Semma busca apresentar informações para os alunos através de palestras. O público alvo do projeto para esta semana são crianças e adolescentes alunos da rede municipal de ensino. Além da escola Paulo Freire, as escolas Cristo Rei e Pedro Peres Fontenelle também serão visitadas.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Saulo de Campos Pereira, as palestras são planejadas conforme o período do ano.
“A Semma tenta encaminhar as palestras conforme o momento do ano, por exemplo, período das chuvas falamos sobre a dengue, acúmulo de lixo, entre outros assuntos. E com a chegada do verão, vamos falar sobre as queimadas tanto na zona rural quanto na zona urbana” explica o engenheiro.
A geóloga Raiane Bentes, participa da equipe de Educação Ambiental da Semma, e ressalta que é importante trabalhar a conscientização ambiental com os alunos.
“Com o departamento de educação ambiental passamos o ano todo trabalhando com essa temática, pois vai além das coisas básicas. Também fazemos o trabalho de preservação nas escolas, associação de bairros e outros pontos a partir de parcerias para fomentar também o apoio à preservação e conservação ambiental”, esclarece.
As palestras empolgaram os alunos e aumentou ainda mais a responsabilidade de cada um em trabalhar a causa da preservação do meio ambiente tanto em casa quanto no ambiente escolar e passar o que estão aprendendo para os pais, amigos e demais familiares.
“Eu acho importante esse trabalho para todos nós que vivemos e precisamos do ar mais puro, água mais limpa e tudo isso começa na família e na escola. Precisamos saber onde jogar o lixo e fazer o que é certo”, ressalta Kemilly Bezerra, 15 anos, aluna do 9º ano.
“A importância do meio ambiente é porque com ele podemos ter uma vida melhor, pois hoje estamos vivendo com o ar muito poluído e o desmatamento também polui o rio e as queimadas poluem o ar e é da natureza que vem as coisas mais importantes da nossa vida”, ilustrou Mikael Soares, 13 anos , 8º ano.
De acordo com o vereador Rodrigo Lima, o Cb Rodrigo, para se chegar a uma nova sociedade com mais respeito ao meio ambiente é necessário que as ações se voltem para dentro das escolas.
“Eu acredito na transformação da sociedade pela educação e nada mais justo que trazer uma palestra nas escolas para as crianças e adolescentes, pois eles já têm que crescer sabendo da importância do meio ambiente em suas vidas”, destaca o parlamentar.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio