Semed: Escola São Francisco, no km02, está prestes a ter revitalização concluída
Na escola São Francisco, no km02, núcleo Cidade Nova, os alunos encontraram um ambiente totalmente diferente ao retornar para as aulas presenciais, e não é só pelas adequações para prevenção contra a Covid-19 . É que com a revitalização do prédio que está prestes a ser concluída, a escola já ganhou um novo aspecto. Os trabalhos contemplaram telhado, parte hidráulica, elétrica, piso, inclusive, o piso tátil, que irá garantir acessibilidade a pessoas com deficiência, bem como, pintura, troca de janelas, portas e ventiladores. Os banheiros também estão com novo revestimento nas paredes.
“Muito diferente, a pintura das salas de aula me chamou atenção porque isso muda muita coisa para gente”, comenta a estudante do 8º ano, Kamile Galvão, de 13 anos. Ela estuda na escola desde o 6º ano.
Para Karen Lauanda, que estuda há 3 anos por lá, o sentimento é de felicidade ao ver a escola funcionar em um ambiente melhor e também seguro com colegas conscientes sobre os cuidados com a covid.
“A escola está mais bonita, ficou mais confortável, me senti muito feliz. Ficou diferente, estou me sentindo muito bem. Além do mais, eu pensava como seria obedecer aos protocolos sanitários, mas quando cheguei aqui percebi que todo mundo está obedecendo, usando máscara, álcool”, enfatiza a aluna de 13 anos, também do 8º ano.
Karen Lauanda
Vanusa Barros, gestora da escola, pontua que a revitalização representa mais dignidade para os alunos e profissionais, considerando a possibilidade de renovação do entusiasmo em estar em uma escola mais bonita e com boa infraestrutura. Além de permitir boas expectativas na qualidade do ensino e segurança neste retorno das aulas presenciais.
“Depois de alguns anos nossa escola foi contemplada com uma restauração como melhoria em todos os ambientes. A comunidade escolar da EMEF São Francisco espera com muita ansiedade receber a escola após a reforma, no sentido de a clientela poder desfrutar de ambientes agradáveis e aconchegantes. Os estudantes com certeza sentirão prazer em estar nos espaços educativos que dispõem a instituição de ensino”, enfatiza a gestora.
Além das salas de aulas, alguns espaços funcionais foram reorganizados ou estão no processo como a sala de leitura e o laboratório de informática que já estão à disposição dos estudantes. A escola conta ainda com a sala de recursos que está sendo preparada para essa nova etapa.
Conclusão das obras
Apesar das obras já terem surtido efeitos positivos em meio a comunidade escolar, Nells Claudjan Rodrigues, diretor do departamento de Infraestrutura e Logística da Semed, observa que a entrega oficial das obras de revitalização da escola ainda não aconteceu. Segundo ele, ainda faltam ajustes para o fim do processo, o que inclui, também, a mobília.
“Algumas situações pontuais da obra a própria secretaria vai ter de concluir. A questão do mobiliário é a mesma coisa. Os mobiliários que estão danificados e inservíveis serão substituídos. Nós ainda vamos fazer um check list da obra”, esclarece o diretor do Dilog.
Retorno das aulas
Na EMEF São Francisco estão matriculados uma média de 286 alunos entre turmas do primeiro e segundo segmento do ensino fundamental. A coordenadora pedagógica, Isalene Labres, avalia que por lá o retorno das aulas presenciais tem acontecido de forma tranquila e os projetos desenvolvidos pela escola também estão sendo retomados.
“Os meninos já estão alegres, se dando bem no cotidiano da escola e os professores se tranquilizando. Pedagogicamente, no momento estamos com diagnóstico, seguindo as diretrizes da Secretaria de Educação, para daí desenvolvermos os projetos. Estamos desenvolvendo um projeto em parceria com a Semed de HQ, para trabalhar a questão da prevenção contra a covid-19, sendo os alunos protagonistas da ação. Posteriormente daremos sequência aos projetos de intervenção baseados nos resultados do diagnóstico. Os projetos de Xadrez e de iniciação científica também estão sendo retomados com o retorno das aulas presenciais”, enfatiza a coordenadora.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio