Saúde na Escola: PSE leva ação para estudantes da Salomé Carvalho e Darcy Ribeiro
Na terça-feira (12), a Escola Darcy Ribeiro, no bairro Bom Planalto, recebeu a ação do Programa Saúde na Escola (PSE), com apoio da UBS José Pereira e alunos da Facimpa (Faculdade de Ciências Médicas do Pará). Já nesta quarta (13), o PSE deu continuidade a ação com palestras, atualização vacinal, saúde bucal com escovação supervisionada e aplicação de flúor para estudantes da Escola Municipal Salomé Carvalho, na Folha 16, Na Nova Marabá.
Na escola, frequentam 415 alunos em dois turnos do 6º ao 9º ano e, ao final dos trabalhos, com a odontóloga, todos receberam o kit de higiene bucal, contendo uma escova, fio dental e creme dental.
“Nós trabalhamos aqui na parte da odontologia, a gente trabalha fazendo a palestra com as orientações visando a prevenção das principais doenças da boca. Depois, a gente distribui os kits de saúde bucal aos alunos, faz a escovação supervisionada e finaliza com a aplicação tópica de flúor”, esclareceu Isabel Cristina Salame, odontóloga.
A estudante Byanca Liazzi, 15 anos, diz que gostou das orientações sobre saúde da mulher e principalmente sobre a puberdade. “Essa questão de saúde é sempre bem-vinda e gostei quando falou sobre a responsabilidade de relacionamento muito cedo e é bom se cuidar e vou aproveitar os serviços aqui hoje”, afirmou.
Maikon Kelvin Diniz, 13 anos, também gostou das orientações dos profissionais. “A informação que o pessoal veio hoje foi boa, eles falaram sobre como resolver o chulé, a mulher falou que é com bicarbonato de sódio e também sobre ter cuidado com a saúde e tem que ir no médico sempre”, relatou.
Durante os dois dias da ação na escola, os alunos participaram de outras atividades, como as orientações sobre saúde mental, bullying e automutilação e suicídio, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, alimentação saudável e prevenção da obesidade Infantil, atividade física e antropometria. “Essas temáticas contribuem para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para melhorar a qualidade de vida dos nossos educandos”, afirmou Tarcilene Varela, coordenadora do PSE/SMS.
Nesta ação, participaram os profissionais da Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, que é responsável também pelas ações do PSE na Escola Municipal Jonathas Pontes Athias na Folha 22, na Nova Marabá.
“Estamos dando continuidade com as atividades de saúde e bem-estar. A gente está falando com o pessoal do 9º ano sobre questões sexuais e reprodutivas. Estamos fazendo a antropometria, que é a pesagem e verificar a altura, porque os alunos que estiverem fora do peso ideal, eles vão ser avaliados pela nutricionista posteriormente e olha, a gente é muito bem recebido e as turmas elas interagem bastante”, explicou Elí Fonseca, enfermeira PSE / UBS Enf. Zezinha.
O PSE trabalha com duas coordenações, sendo uma na própria Secretaria Municipal de Saúde e outra na Secretaria Municipal de Educação, um trabalho compartilhado entre saúde e educação voltado para o atendimento de alunos e professores.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom