FCCM: Inscrições para a Especialização em Cultura Material e Arqueologia abrem em fevereiro
As inscrições para a segunda turma, em Marabá, da Especialização em Cultura Material e Arqueologia, que será ministrada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá, vão abrir entre 5 a 26 de fevereiro.
O curso tem o objetivo de oferecer a formação teórico-prática no campo da arqueologia e da análise, resgate, salvamento e conservação de sítios arqueológicos e acervos de cultura material. Além disso, os profissionais terão competências básicas para o desenvolvimento de pesquisas arqueológicas de campo.
Para o professor e um dos pesquisadores de maior renome na área, Klaus Hilbert, as aulas trarão um novo olhar para a região. “O arqueólogo, através de suas habilidades, teorias e práticas, consegue recuperar o passado e trazer as informações para o presente. Fazemos essa conexão de presente e passado para entender melhor onde a gente vive hoje em dia. Essa região tem pouca pesquisa científica. Temos muitos arqueólogos que trabalham aqui, que se interessam pela arqueologia”, declara.
As aulas práticas acontecerão em julho de 2024, na Vila Santa Cruz, dentro do Parque Nacional da Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia, que é uma região de diversas cachoeiras e cavernas com um vasto acervo arqueológico.
“A região de Carajás é muito rica e essa iniciativa é para que possa existir uma literatura sobre o tema para as gerações futuras. O objetivo da Fundação é justamente deixar esse produto e não ficar só como uma região de exploração. Vamos conhecer a história e a região de Carajás”, disse Vanda Américo, presidente da FCCM.
O curso é latu sensu, então, qualquer pessoa com graduação (em áreas diversas) pode se inscrever. Para mais informações basta enviar um e-mail para ahlert@upf.br ou pelo telefone (54) 98135-1538.
Texto: Ana Mangas (ASCOM/FCCM)