ESPORTE: BICAMPEÃO BRASILEIRO NAS PARALIMPÍADAS ACENDE CHAMA OLÍMPICA E DÁ PONTAPÉ INICIAL AOS JOGOS ESTUDANTIS
O ritual de acendimento da pira olímpica marcou a cerimônia de abertura da 10ª Edição dos Jogos Estudantis Marabaense, realizada na noite de ontem (03) no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso.
Após passar pelas mãos dos alunos/atletas da Escola Gaspar Viana, Douglas Aguiar, Bruno Rodrigues, Wadson e Ruan Milhomem, a chama foi acesa pelo aluno Rodrigo da Silva Cavalcante, da Escola Anísio Teixeira. Ele que é Bicampeão brasileiro nas Paralimpíadas Escolares Nacionais em 2016 e 2017, no arremesso de peso e lançamento de dardo.
A cerimônia contou com a participação do Vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, do Secretário de Educação Luciano Lopes Dias, do Secretário adjunto Orlando Moraes, Secretário de Esporte Eloi Ribeiro, professores e estudantes de todas as escolas envolvidas, inclusive da zona rural.
Os jogos, promovidos pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), iniciam hoje (04) e seguem até 13 de abril, com estudantes de 32 escolas públicas e privadas de Marabá, num total de 1.020 alunos inscritos para disputar quatro modalidades coletivas: futsal, handebol, voleibol e basquetebol e ainda cinco individuais: tênis de mesa, xadrez, judô, atletismo e natação.
Satisfeito com a participação dos alunos, o secretário de educação Luciano Dias, acredita que o esporte é fundamental no processo educacional. “Nos princípios, disciplina e respeito às individualidades. É unindo esses elementos que a gente usa o esporte para trabalhar melhor a educação”, afirma o secretário Luciano Dias.
Para o vice-prefeito Toni Cunha “não há nada mais inteligente e saudável para tirar o vazio das mentes dos jovens do que educação e esporte. Ficamos muito felizes por participar desse evento, incrementando a prática esportiva e trazendo uma vida saudável pra nossa juventude”, avalia.
Em seu discurso, o secretário de esporte Eloi Ribeiro garantiu que a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) também oferece todo o apoio e suporte para a SEMED na realização dos jogos. “A Semel vem dando todo o apoio possível pra que esta edição seja bem concedida. A gente quer que através desta iniciativa saiam nossos futuros atletas”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS
Do dia 4 até o dia 6 serão realizados os jogos na modalidade handebol, disputados no Ginásio da Folha 16. As equipes de voleibol vão se concentrar no Ginásio Deuzuita Melo, no Laranjeiras, para as competições durante todo o dia.
Nos dias 5 e 6 serão realizados os jogos de basquetebol, no Ginásio Osorinho, na Velha Marabá. O futsal, masculino e feminino, inicia no dia 9 e prosseguem até o dia 13. Pela grande quantidade de equipes inscritas, esta será a modalidade com tempo de disputa mais longo.
O xadrez ocorrerá na Escola Anísio Teixeira (dia 7); tênis de mesa no Ginásio do Deuzuita Melo (dia 6); atletismo na Estação Conhecimento (dia 14); judô no Ginásio Deuzuita (dia 7); natação no CSSM (dia 7); e badminton no Deuzuita (dia 5).