Esporte: Centenas de ciclistas participam da 2ª edição da Trilha da UCM, na Vila São José
Centenas de ciclistas de Marabá e região acordaram cedo neste domingo (5) e se dirigiram para Vila São José, onde ocorreu a 2ª edição da Trilha da União dos Ciclistas de Marabá (UCM). Foram 60 km de percurso passando pela estrada do Rio Preto.
“É um pedal bem difícil, muitas ladeiras, bem desafiador, passando pelo burgo, que a gente chama de burgão. Evento com bastantes pessoas de fora, de Iturapinga, Jacundá, São Domingos e uma turma grande da região. Pedal de Marabá é forte e vem crescendo exponencialmente”, comenta o secretário de esportes Thyago Ferraz.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) deu apoio ao evento com a assessoria da equipe técnica, distribuição de camisetas e medalhas. Thyago Ferraz ressalta o crescimento do esporte e os benefícios de incentivar ações de cicloturismo como essa. “Somos uma cidade do interior das mais prontas para se pedalar. Temos uma boa ciclofaixa na região, pessoas treinam durante a noite. O ciclismo é forte e o evento só vem a somar e crescer”, destaca.
O Grupo Giro de Elite, por exemplo, veio de Buriticupu, no Maranhão, com 22 atletas para participar do evento. “Para gente é uma maravilha, sempre participamos. Estivemos em Carolina e lá ficamos sabendo dessa trilha e estamos aqui participando”, comenta uma das coordenadoras do grupo, Geane Ferreira.
O grupo, que tem dois anos de existência, montou recentemente uma equipe de competição e vieram tanto para passear quanto para competir. “É uma equipe voltada para pessoas que estão iniciando no pedal. Agora montamos equipe de competição também. Vamos participar do bolão”, conta.
O evento foi organizado pela UCM e contou com 300 ciclistas, preenchendo todas as inscrições disponíveis. Os atletas receberam kit com medalha e camiseta, café da manhã, almoço, sorteio de brinde, premiação e sorteio de uma bicicleta.
“Fizemos essa programação de cicloturismo com bastante planejamento. Foi algo pensado para o público ciclista de Marabá e região. Toda a alimentação é por conta da UCM. Quem não conhece o esporte que venha conhecer e na próxima edição, quem sabe, estar participando também” comenta Larissa Fonseca da organização da UCM.
Roberto Carvalho, do grupo Bike é Vida, foi um dos participantes que experimentou o pedal devido a um problema de saúde e hoje ama o esporte. “Comecei há um ano e meio por causa de uma contusão no joelho. Hoje estou aqui praticando e a contusão está superada graças a Deus”.
Ele destaca outras vantagens do esporte em sua vida. “Eu comecei no esporte por questão de saúde e me apaixonei. É um esporte que serve para unificação das pessoas e melhorar essa parte física. Esporte aeróbico, ganha condicionamento, conhecimento e amigos. Falo por conhecimento de causa”, conclui.
A 1º Trilha da União dos Ciclistas de Marabá (UCM) havia sido realizada em dezembro de 2021. O trajeto iniciou na Praça do Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova, com chegada na Vila Bacabalzinho próximo às praias do Sossego e Lençóis. O percurso durou cerca de três horas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio / Sérgio Barros (aéreas)