Esporte: Espaços de lazer contribuem para rotina de atividade física e saúde da população

“A gente que tem uma vida muito corrida, leva uma vida sedentária, então a melhor maneira é fazer um exercício físico, e esses espaços são excelentes porque te trazem segurança muito grande. Pra gente veio acalentar uma coisa que sonhávamos há muito tempo”. Servidor público Márcio Araújo

Os espaços públicos de Esporte e Lazer estão proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade, seja por vontade própria ou por recomendação médica. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura já entregou 3 pistas de caminhada, além de pistas de patins, skate e diversas academias ao ar livre, pelos quatro cantos da cidade.

Renan Paixão, de 27 anos, já utiliza o mais novo espaço da cidade, localizado na entrada da Velha Marabá, desde a semana passada, quando o Centro de Esporte e Lazer Paulo Marabá foi inaugurado. O profissional de educação físico tem um grupo de treinos funcionais e reveza com os alunos pelos espaços da cidade.

“Utilizamos as pistas de corrida, as academias ao ar livre. Os espaços estão sendo bastante proveitosos. Frequentamos aqui na velha, no aeroporto, na Folha 29, Praça da Bíblia. Todos os dias utilizamos esses locais”, destaca o profissional.

Profissional de Educação Física, Renan

Nivalda dos Santos, 45 anos, há mais de 20 anos pratica exercício físico, no núcleo Cidade Nova. Segundo a dona de casa, a caminhada ganhou mais qualidade e segurança depois que a Prefeitura entregou a pista para quem frequentava a área do Aeroporto.

“Antes da pista nós caminhávamos ali fora e os carros atrapalhavam muito. Depois da pista nós andamos com mais tranquilidade, ainda tem as árvores para dar sombra. É bom demais pra saúde” comenta a dona de casa.

Nivalda dos Santos mantém a saúde em dia

Todos os dias após o expediente, o servidor público Márcio Araújo, mantém a rotina de praticar exercícios físicos para manter a forma e a saúde. Ele utiliza a pista de caminhada e depois trabalha a musculatura na academia ao ar livre.

“A gente que tem uma vida muito corrida, leva uma vida sedentária, então a melhor maneira é fazer um exercício físico, e esses espaços são excelentes porque te trazem segurança muito grande. Pra gente veio acalentar uma coisa que sonhávamos há muito tempo, enfatiza o funcionário público.

Atividade física já faz parte da rotina de Márcio Araújo

Para manter a saúde em dias, aos 72 anos, seu Sebastião Caterino da Silva, servidor público estadual, aproveita os fins de tarde com a esposa, tanto na Praça do Idoso quanto no Aeroporto. Ele gosta de utilizar os equipamentos da academia e até se preocupa que o mau uso por parte de algumas pessoas e a falta de manutenção possa destruir os locais que tanto preserva.

“A gente vem semanalmente. Os espaços são muito bons, aqui vem muita gente. O local foi entregue pra gente, mas tem muitos que não sabem zelar, então precisa ter manutenção senão vai acabar. Mas tudo é legal, muito bom”, observa cauteloso o idoso.

Seu Sebastião Catarino é frequentador da pista de caminhada

Ainda com muita disposição, o aposentado Benedito Ferreira, 66 anos, contempla os espaços de esporte e lazer construídos pela prefeitura. Para ele, os benefícios trazidos para a população são imensuráveis. Ele lembra que há 30 anos vem praticando artes marciais, corrida e caminhada na cidade. O atleta já sentia a necessidade de ter um lugar apropriado e foi enquanto frequentava um espaço de lazer que ele buscou inspiração para desenvolver uma corda de silicone com aço, material utiliza tanto para prática de atividade física quanto para ganhar uma renda extra.

“A gente que pratica esse tipo de atividade estava à mercê. Caminhávamos por cima do mato, em cima das pedras. Hoje não! Temos um lugar adequado. Eu vejo todos os dias zumba funcionando”, enfatiza o aposentado.

Benedito Ferreira é amante de esportes e mantém a saúde em dia

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Silva

Acessibilidade