Esporte: Marabaenses utilizam cada vez mais espaços públicos para a prática de atividades físicas
Os espaços e serviços públicos de lazer e esporte em Marabá, a cada dia recebe novos usuários para a prática de atividades e exercícios físicos. Independente da idade ou do gênero, as pistas de caminhadas, academias ao ar livre, praças, quadras esportivas e as ginásticas para mulheres estão disponíveis na cidade à população.
É no Espaço Rotary de Lazer, na folha 29, que o estudante de direito, Alexandre Portela, 22 anos, se dedica no fim da tarde para cuidar da saúde. São 4 a 5 voltas por dia durante a semana.
“Aqui é um dos melhores lugares para caminhar. A pista é muito boa, o ambiente é bem agradável. Aqui eu busco uma vida melhor e a interação com as pessoas. É muito bom a gente sair. Eu procuro essa vida sempre ativa. Depois dos exercícios minha vida melhorou muito nos estudos, na convivência”, relata o estudante.
Em outro ponto da cidade, a dona de casa Juliete Lopes, 31 anos, iniciou o desafio de perder peso e sair do sedentarismo. A oportunidade chegou há 20 dias quando decidiu participar da Ginástica para Mulheres, um projeto que funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), no barracão da folha 33, duas vezes na semana, sempre no fim da tarde. Durante a semana, a jovem mãe e esposa, concilia o serviço do lar entre a caminhada e a ginástica. Os resultados estão chegando, já são 5 quilos a menos na balança. Ela pesava 105 quilos antes da prática de atividades.
“A vida sedentária não é muito boa. Daí me convidaram para fazer a zumba, e eu aceitei. Também comecei a caminhar pela manhã e não parei mais. Virou um vício. Aqui na dança quero perder peso. Aqui [no projeto] vai iniciar um desafio, quem perder mais peso vai ganhar um prêmio. É um estímulo, a gente fica com expectativa. O bom aqui é dançar, ajudar o outro” enfatiza sorridente a dona de casa.
Quem também conhece os benefícios das atividades físicas é a Livia Moraes, de 30 anos. Depois do nascimento do filho, a técnica de segurança em trabalho teve de conviver com o sobrepeso, 80 quilos. Então decidiu que era hora de mudar os hábitos. No novo estilo de vida ela incluiu a Ginástica para Mulheres e com os movimentos da dança atingiu os objetivos almejados.
“Eu me adaptei a esse novo estilo de vida, me apaixonei pela dança, porque a gente se movimenta bastante, perder calorias, mas não é só isso. Tem muitas mulheres que têm problemas e quando chegam aqui esquecem. É muito bom, por isso que eu gosto”, revela.
Ginástica para Mulheres na Folha 33
Jeiziane Araújo, coordenadora do grupo Ginástica Dance, está feliz com o entusiasmo e participação das mulheres no Projeto. Ela lembra que antes da parceria com a Semel, era cobrada uma taxa simbólica para garantir o pagamento dos educadores físicos, e ainda contavam com o apoio do vereador Ronaldo, no fornecimento da energia e da água, além do espaço físico. Agora as coisas mudaram por lá e o número de mulheres participando da ginástica saltou para 45 integrantes fixas. As aulas acontecem nas terças e sextas-feiras, às 18h.
“Com o apoio da prefeitura a gente não cobra mais nenhuma taxa, é gratuito. Cederam o professor para gente, temos também o apoio do espaço, e graças a Deus casa cheia. E estamos abertos, ainda cabe muita mulher, a gente só faz uma ficha de inscrição para ter um compromisso com a gente”, destaca Jeiziane.
Além dos 11 polos de Ginástica para Mulheres existentes na cidade e das academias ao ar livre implantadas em diversas praças construídas na cidade, a Prefeitura de Marabá avança para a construção da quarta pista de caminhada localizada no Residencial Novo Progresso, em São Félix Pioneiro, a exemplo das pistas da folha 29, do aeroporto e da Velha Marabá na praça Paulo Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Farias Junior