Esporte: Moradoras do bairro Amapá aproveitam nova orla para aulas de zumba
Desde que foi inaugurada, há cerca de 6 meses, a nova orla do Amapá tem melhorado a rotina dos moradores do bairro. As aulas de zumba do Clube de Voleibol Tocantins (CVT), que contam com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), são um exemplo de mudança na vida das mulheres do bairro.
A assistente de contabilidade Eliene Gomes mora há 35 anos no bairro e está no projeto desde o começo. “Desde que iniciou o projeto eu estou aqui, gosto demais. Apesar dos professores me darem umas puxadas de orelhas porque não faço todos exercícios.”, brinca, ressaltando o efeito na saúde dela.
“Além de me divertir, melhora a saúde. Eu tenho alguns problemas e tenho melhorado devido aos exercícios praticados no projeto”, acrescenta.
A fundadora do CVT, Luiza Gomes, conta que as aulas são realizadas na orla e na quadra do Amapá e que além das aulas de zumba para as mulheres também há uma escolinha de futebol para as crianças entre 8 e 10 anos.
“A zumba acontece aqui na orla e quadra do Amapá para as senhoras que são moradoras do bairro frequentarem e participarem, melhorando a autoestima. Temos mais senhoras, mas há jovens também. Além disso, temos também a Escolinha do CVT com crianças da faixa etária de 8 a 10 anos. Primeiro temos a aula da escolinha e em seguida a aula de zumba”, explica Luiza.
Ambas as aulas acontecem todas as terças e quintas a partir das 17h30.
Maria Lindalva Melo, autônoma, 49 anos, afirma que não falta nenhum dia de aula. “É maravilhoso. Chamo todas as mulheres do bairro para vir porque desde que comecei eu me senti bem melhor. Faço mais exercícios, não estou mais mole como era antes. Chamei vizinha, irmã, filha e está todo mundo aqui. Temos que valorizar”, completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sávio Calvo