Esporte: Semed e SMS promovem I Torneio Marabaense do Programa Saúde na Escola

Nos dias 13 e 14 deste mês, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SEMED), por intermédio do Departamento de Atenção Primária/Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), promovem o I Torneio Marabaense do PSE entre alunos de escolas da rede pública.

Segundo Tarcilene Varela, coordenadora do PSE, o MS recomenda que, além de prestar assistência em saúde e prevenção das violências e acidentes, o PSE também tem o dever de cooperar com o desenvolvimento humano, social e saúde mental dos educandos e seus familiares, melhorando a qualidade de vida, fortalecendo a Cultura De Paz, Cidadania e Direitos Humanos, através de práticas corporais, da atividade física e do lazer.

Os jogos e competições do PSE acontecem nas modalidades handebol, futsal, queimada, xadrez e corrida. Haverá premiação para o 1º e 2º lugares e no encerramento terá zumba para educandos, familiares e participantes do evento. Como preconiza o MS, é importante que o PSE valorize momento de interação entre educandos, educadores e familiares.

Além da SMS e SEMED, são ainda parceiros nesse evento as secretarias municipais de Cultura (Secult), Esporte e Lazer (Semel), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Viação e Obras Públicas (Sevop) e Segurança Institucional (SMSI) e Clube de Xadrez de Marabá.

Confira a programação:

 

Texto: João Batista
Fotos: Ulisses Pompeu

Acessibilidade