Esportes: Semel promove aulas de aeróbica em parceria com o Grupo de Mulheres Margaridas

Janecléia da Luz, 31 anos, adotou uma nova rotina nos últimos meses. Agora três vezes por semana, ela dedica uma hora do dia para participar do projeto “Ginástica para Mulheres”, promovido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), em parceria com o Grupo de Mulheres Margaridas. Os encontros ocorrem, na Folha 27, na sede da Casa da Juventude (CAJUM).

Os movimentos corporais proporcionados pela ginástica têm mudado a vida de Janecléia. Ela conta que a ginástica deixou uma marca divisória em sua história. Com a prática de exercícios, a operadora de caixa perdeu seis quilos,  recuperando a autoestima e a saúde. “Antes eu estava numa vida sedentária, acima do peso e com a autoestima muito baixa. Quando conheci o projeto, comecei a participar e consegui resultados”, enfatizou, destacando que o projeto ajudou a resolver problemas de saúde com anemia, colesterol ruim e outros males, já que para participar do projeto é exigida a realização de exames periódicos.

Atualmente a Semel, em parceria com o Grupo de Mulheres Margaridas, atende 80 participantes no projeto, que funciona há 1 ano e 5 meses, sob o comando da professora Jessica Costa que trabalha exercícios físicos envolvendo dança e aeróbica.

A Creuza Feitosa, não perde um dia do projeto, sempre simpática com as companheiras, quem a ver  sorridente, nem imagina o quanto sofreu com fortes dores na coluna. É na ginástica, que há seis meses, a manicure está conseguindo resolver o problema de saúde. “Sentia muitas dores, fazia apenas caminhada, e aí quando vim participar, já perdi três quilos. Quando chega o dia de vir me preparo, fico ansiosa. O projeto já faz parte da minha vida, é muito bom para mim, para minha saúde”, afirmou a manicure.

Jucirene Claúdia Bandeira, coordenadora do Grupo de Mulheres Margaridas, comemora a parceria com a Prefeitura. Segundo ela antes do apoio o grupo atendia apenas 13 mulheres. “Procuramos a Semel pedimos o apoio e a partir daí cresceu. Aqui atendemos também demandas sociais das mulheres e a gente ver os resultados”, comentou;

O projeto “Ginástica para Mulheres” é desenvolvido pela Semel e acontece em vários bairros da cidade. O objetivo é atender mulheres, principalmente, a partir dos 30 anos, no combate e prevenção a problemas de saúde como obesidade, hipertensão e depressão. Interessadas devem procurar a SEMEL, que fica no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

 

Acessibilidade